Resenha Cap. 02 de Pedagogia do Oprimido - Paulo Freire

Páginas: 2 (358 palavras) Publicado: 20 de outubro de 2014
 Thiago Halley Santos de Lima
Pedagogo/UECE

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido, 17 ed. Paz e Terra, Rio de Janeiro, 1987.
Resenha do Cap. 02 – “A Concepção “Bancária” da educação comoinstrumento da opressão. Seus pressupostos e suas críticas”. Livro Pedagogia do Oprimido.
“Nenhuma “ordem” opressora suportaria que os oprimidos todos passassem a dizer: “Por quê”?” P. 43
Nestecapítulo Paulo Freire expõe os pressupostos da Educação “Bancária” e as implicações para a sociedade resultantes da adoção deste modelo.
Apresentando seus pressupostos, o autor afirma que na Educação“Bancária” a narração é um meio muito forte e presente, pois o educador narra e os educandos ouvem atentamente para poderem captar os “conteúdos da narração”, uma vez que a “memorização e a repetição” sãoelementos que testificam que realmente o conteúdo foi captado, assimilado com sucesso pelo educando.
Neste modelo a palavra e designada com “palavra oca”, apenas com “sonoridade” e sem o seu podertransformador, pois o objetivo é encher os educandos com o conteúdo da narração, por meio de uma doação de saber, onde o educador sabe e o educando não, sendo a educação um “ato de depositar”. Adota-sea “Cultura do Silêncio” como forma de manter e estimular a contradição e estimular a disseminação e continuidade da ideologia da sociedade opressora. A palavra é dita, pronunciada sem a devidareflexão sobre o seu significado e consequência.
Desta forma, os educandos não são chamados a conhecer, mas a memorizar os conteúdos, e não são incentivados a pensar sobre si mesmo, perdendo a capacidade deperceber-se como indivíduo. São, preconceituosamente, chamados de seres marginalizados, que estão à margem de algo, que devem ser integrados, incorporados.
Em oposição a este modelo, Freire advogae apresenta o modelo de educação problematizadora, que reconhece o homem como ser inacabado e que precisa ser despertado, por meio da palavra com sentido, da sua inconclusão e que mediatizado...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resenha Paulo Freire Pedagogia Oprimido
  • Resenha
  • Resenha Crítica do Livro Pedagogia do Oprimido – Paulo Freire
  • Paulo Freire
  • Resumo paulo freire pedagogia do oprimido
  • Completo Pedagogia Do Oprimido Paulo Freire
  • Fichamento Pedagogia do Oprimido
  • Resenha critica do primeiro capítulo de Pedagogia do Oprimido de Paulo Freire

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!