Tristeza do Imperio

Páginas: 2 (274 palavras) Publicado: 8 de fevereiro de 2015
TRISTEZA DO IMPÉRIO

Os conselheiros angustiados
ante o colo ebúrneo
das donzelas opulentas
que ao piano abemolavam
“bus-co a cam-pi-na se-re-na
pa-ra-li-vre sus-pi-rar”,
esqueciam a guerrado Paraguai,
o enfado bolorento de São Cristóvão,
a dor cada vez mais forte dos negros
e sorvendo mecânicos
uma pitada de rapé,
sonhavam a futura libertação dos instintos
e ninhos de amor a sereminstalados nos arranha-céus de
Copacabana,
[com rádio e telefone automático.
Carlos Drummond de Andrade, Sentimento do mundo.

Interpretação:

No poema, o eu lírico descreve e ataca algunscostumes da alta sociedade, que pode ser considerada egoísta, pois apenas tem preocupações com os próprios interesses, sejam eles comerciais ou não.
A obra se coloca a serviço da análise crítica darealidade, o que é uma característica presente na poesia modernista da 2ª fase.
O eu lírico também relaciona a História ao modernismo e no poema são citados acontecimentos histórios, santos, etc e aindahá uma referência aos arranha-céus, que já eram uma realidade na época de Drummond.
Este poema é uma crítica direta aos costumes e pensamentos da sociedade mais ”abastada”, que continua com umaideologia ultrapassada e com uma certa “mesmice” ao passar dos anos.
AHUIHSUIAHUIHSAU AHUIHSUIAHUIHSAU AHUIHSUIAHUIHSAU AHUIHSUIAHUIHSAU AHUIHSUIAHUIHSAU AHUIHSUIAHUIHSAU AHUIHSUIAHUIHSAUAHUIHSUIAHUIHSAU AHUIHSUIAHUIHSAU AHUIHSUIAHUIHSAU AHUIHSUIAHUIHSAU AHUIHSUIAHUIHSAU AHUIHSUIAHUIHSAU AHUIHSUIAHUIHSAU AHUIHSUIAHUIHSAU AHUIHSUIAHUIHSAU AHUIHSUIAHUIHSAU AHUIHSUIAHUIHSAU AHUIHSUIAHUIHSAUAHUIHSUIAHUIHSAU AHUIHSUIAHUIHSAU AHUIHSUIAHUIHSAU AHUIHSUIAHUIHSAU AHUIHSUIAHUIHSAU AHUIHSUIAHUIHSAU AHUIHSUIAHUIHSAU AHUIHSUIAHUIHSAU AHUIHSUIAHUIHSAU AHUIHSUIAHUIHSAU AHUIHSUIAHUIHSAU AHUIHSUIAHUIHSAUAHUIHSUIAHUIHSAU AHUIHSUIAHUIHSAU AHUIHSUIAHUIHSAU AHUIHSUIAHUIHSAU AHUIHSUIAHUIHSAU AHUIHSUIAHUIHSAU AHUIHSUIAHUIHSAU AHUIHSUIAHUIHSAU AHUIHSUIAHUIHSAU AHUIHSUIAHUIHSAU AHUIHSUIAHUIHSAU AHUIHSUIAHUIHSAU...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Tristeza
  • Tristeza
  • Tristeza
  • EMOÇÕES- TRISTEZA
  • Falsa tristeza
  • DEPRESSÃO OU TRISTEZA?
  • Alegrias e Tristezas
  • A tristeza do jecá

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!