mensagem e luisadas

1400 palavras 6 páginas
A Mensagem está dividida em três partes.
* Primeira parte:

Brasão(os contrutores do império)corresponde ao nascimento, com referência aos mitose figuras históricas até D. Sebastião, identificadas nos lementos dos brasões.dá-nos conta que Portugalerguido pelo esforço dos heróis e destenados a grandes feitos.

* Segunda parte:

Mar Portugês (o sonho marítimo e a obra das descobertas) surga a realização ea vida;refere personalidades e acontecimentos dos Descobrimentos que exigiram uma luta contra o desconhecido e os elementos naturais. Mas, porque"tudo vale e pena", a mossão foi cumprida.

* Terceira parte

O Encoberto(a imagem do Império moribundo, a fé de que a morte contenha em si o gérmen da ressureição, capaz de provocar o nascimento do império espiritua, moral e civilizacional, a esperança do quinti império)aparece a desintegração, havendo, por isso um presente de mágoa, pois "falta cumprir-se Portugal". é preciso acontecer a regeneração,que será anunciada por símbolos e avisos.Esta tripartição corresponde a três momentos do império português: Nascimento, Realização, Morte. Mas esta morte não é definitiva, pois pressupõe um renascimento que será o novo império, futuro e espiritual.

Nevoeiro
Nem rei nem lei, nem paz nem guerra, define com perfil e ser este fulgor baço da terra que é Portugal a entristecer – brilho sem luz e sem arder, como o que o fogo-fátuo encerra. Ninguém sabe que coisa quer.
Ninguém conhece que alma tem, nem o que é mal nem o que é bem.
(Que ânsia distante perto chora?)
Tudo é incerto e derradeiro.
Tudo é disperso, nada é inteiro.
Ó Portugal, hoje és nevoeiro...

É a Hora! Valete, Fratres
Fernando Pessoa, in Mensagem

Nevoeiro – sistematização

O poema final de Mensagem apresenta uma caracterização negativa de Portugal, país marcado pela falta de identidade, de entusiasmo, de objetivos e de valores morais. Portugal é um pais fragmentado, mergulhado na incerteza, vivendo à sobra de um passado

Relacionados