TRELI A

Páginas: 9 (2166 palavras) Publicado: 14 de março de 2015


FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO QUÍMICA
MECÂNICA GERAL













TRABALHO DE TRELIÇAS












Salvador – BA
2014

Treliças são uns dos principais tipos de estruturas da engenharia projetadas para suportar cargas. A altura de uma treliça, ou melhor, a distância entre a sua corda inferior e superior é o que a torna uma estrutura eficaz.
As treliças consistem emelementos retilíneos, barras retas, conectados em juntas ou nós localizados nas extremidades de cada elemento. As treliças são interligadas apenas nas extremidades, assim nenhuma barra é contínua através de uma junta. Em cada um dos membros está submetido a duas forças; uma em cada extremidade. As forças possuem o mesmo módulo, a mesma linha de ação e sentidos opostos.



Tendo em conta que, naverdade, uma treliça tem um funcionamento idêntico ao de uma viga (na sua configuração geral) é possível atingir vãos consideravelmente maiores do que aqueles que podem ser atingidos com uma viga.

Treliças simples
Uma treliça simples é uma estrutura planar (todos os seus elementos se encontram contidos no mesmo plano). Estas estruturas planares são, normalmente, associadas em paralelo para formaestruturas de suporte de telhados e pontes.
Considerando a treliça constituída de quatro barras ligadas por pinos. Se uma carga for aplicada em B a treliça sofrerá grande deformação e perderá completamente a sua forma original. Por outro lado, uma treliça ABC constituída de três barras ligadas por pinos se submetida uma força em B, sofrerá apenas uma leve deformação que envolve pequenas alteraçõesno comprimento de suas barras, sendo assim considerada uma treliça rígida por indicar que não entra em colapso. Uma treliça maior pode ser obtida por adição de duas novas barras ligadas às diferentes nós e interligadas em um só nó, sendo esse processo repetido quantas vezes desejar. Uma treliça construída dessa forma é chamada de treliça simples.

Como demonstrado, as treliça inicial éformada de três barras e três nós. A treliça seguinte é formada a partir da adição de pares de barras e um nó a cada par. Assim, deduz se que numa treliça simples, o número total de barras é b=2n-3, onde n é o número total de nós.


Treliças espaciais
Uma treliça espacial ou tridimensional é um arranjo estrutural onde todos os seus elementos se encontram ligados na sua extremidade de formasimples. Uma forma de tetraedro é a forma de treliça tridimensional mais simples, composto por seis membros, que se encontram em quatro articulações. Adicionando membros e nós criamos treliças espaciais simples de maior tamanho.
Observando que um tetraedro básico possui seis barras e quatro nós e que, cada vez que três barras são adicionadas, o número de nós é acrescido de um, conclui-se que em umatreliça espacial simples, o número de barras é b=3n-6, onde é o número total de nós.


Os membros de uma treliça espacial podem ser tratados como membros de duas forças, já que o peso externo é aplicado aos nós. Esse pressuposto é justificado se as conexões soldadas ou aparafusadas dos membros conectados se interceptarem em um ponto
comum e o peso dos membros puder ser desprezado. Nos casos em que opeso de um membro precisa ser incluído na análise, normalmente é satisfatório aplicá-lo como uma força vertical, com metade de sua intensidade aplicada em cada extremidade do membro.

Treliças compostas

Treliças formadas por várias treliças simples rigidamente interligadas são conhecidas como treliças compostas. Pode-se comprovar que em uma treliça composta, o número de barras b e o número de nósn estão ainda relacionados pela fórmula b=2n-3, número igual a das treliças simples. Se uma treliça composta está vinculada por uma articulação sem atrito e roletes, o número total de incógnitas é b+3. Treliças compostas vinculadas por uma articulação e roletes, ou por um sistema equivalente de vínculos, são estaticamente determinadas, rígidas e completamente vinculadas. Quando o número de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Treli As 2
  • Trabalho Treli as
  • Trabalho Treli a 1
  • 02 EstruturasIsostaticas Treli
  • ATIVIDADE ESTRUTURADA TRELI AS
  • LAJES TRELI ADAS
  • DEFINI OES Estrutura Treli A
  • projeto integrador II Treli as

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!