Trabalho Treli a 1

Páginas: 6 (1352 palavras) Publicado: 27 de abril de 2015

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BELO HORIZONTE







EQUILÍBRIO NAS ESTRUTURAS:
TRELIÇA


Curso: Arquitetura e Urbanismo
Turma: ARQ2BN-ESA
Prof.: Vinnicius Dordenoni Pizzol
Alunos: Aline Lisboa
Camila Ayessa
Édipo Rosa
Lucas Meireles
Natashi Silveira
Raissa Lima
Welton Couto
Yasmin Pereira
Abril/2015
INTRODUÇÃO

Não é difícil caminharmos pelas ruas e nos depararmos com estruturas compostaspor barras com extremidades articuladas: a Treliça. São usadas para vários fins, entre os quais, vencer pequenos, médios e grandes vãos na Construção Civil. São usadas desde o século passado, muito utilizadas em estruturas ferroviárias. Nos dias de hoje, são utilizadas em estrutura de cobertura, pontes, torres de transmissão elétrica e em equipamentos, tais como lanças de guindaste. Costumam seexecutadas em barras de madeira, aço, alumínio e de concreto armado.




DEFINIÇÃO

Treliça é uma estrutura composta de membros conectados com a finalidade de desenvolver resistência a uma certa força resultante aplicada. Tais membros são os componentes que suportarão a carga da estrutura. Na maioria das treliças, os membros são dispostos em triângulos interconectados.
Os principais elementos quecompõem as treliças são:
Corda ou banzo: conjunto de barras que limitam superiormente ou inferiormente a treliça;
Montante: barra vertical das treliças;
Diagonal: barra com o eixo coincidente com a diagonal de um painel;
Painel: trecho compreendido entre dois alinhamentos consecutivos de montantes;
Nó: ponto de encontro e junção das extremidades das barras;
Tesoura: treliça de banzos nãoparalelos, destinada ao suporte de uma cobertura.


As treliças são estruturas formadas por elementos rígidos e encontram-se ligados entre si por articulações/nós. Nas treliças as cargas são aplicadas somente nos nós.
Os componentes das treliças (banzos ou barras) trabalham como peças inter-relacionadas por articulações e as cargas externas atuam principalmente nos nós, transmitindo, portanto, esforçosde tração e compressão nas barras.

CÁLCULO DAS TRELIÇAS

As condições de equilíbrio correspondem a ter a soma das forças igual a zero. Tomemos um nó de uma treliça e isolemos esse elemento, que também está em equilíbrio, pois o elemento isolado é parte de um todo que, por hipótese está em equilíbrio. Como VA é a reação da estrutura, esse valor é conhecido; comporta-se como uma viga com articulaçãomóvel e fixa. A soma dos momentos é zero, pois todos os esforços passam pelo ponto A da articulação. Deveríamos recorrer, então, à soma das forças, que deve ser nula.


Devemos então iniciar e prosseguir pelos nós que possuem duas incógnitas a determinar (esforço normal de 2 barras). Aplicamos as equações de equilíbrio estático:

E F X = 0;
E F Y = 0;

Note-se que se o nó tiver mais de duasbarras a serem determinadas (2 incógnitas), 2 equações não bastam para a solução do sistema.

1 - Cálculo das reações externas (se necessário);
2 - Escolha do 1° nó a ser examinado;
3 - Aplicação das equações de equilíbrio no nó escolhido;
4 - Resolvido o primeiro nó, passamos ao segundo, sempre com o cuidado de verificar se ela tem apenas duas incógnitas (2 barras a serem determinadas);CLASSIFICAÇÃO DAS TRELIÇAS
1. Tipo Pratt

A treliça Pratt é facilmente identificada pelos seus elementos diagonais que, com exceção dos extremos, todos eles descem e apontam para o centro do vão. Exceto aqueles elementos diagonais dos meio próximos ao meio, todos os outros elementos diagonais estão sujeitos somente à tração, enquanto os elementos verticais suportam as forças de compressão. Isto contribui paraque os elementos diagonais possam ser delgados, fazendo com que o projeto fique mais barato.


2. Tipo Howe
A treliça Howe é o oposto da treliça Pratt. Os elementos diagonais estão dispostos na direção contrária do centro da ponte e suportam a força de compressão. Isso faz com que os perfis metálicos necessitem ser um pouco maiores, tornando a ponte mais cara quando construída em aço.

3. Tipo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Trabalho Treli as
  • 1 ESTRUTURA EM TRELI A Copia
  • TRELI AS
  • Trabalho de Atuarial 1 Trabalho 1
  • Trabalho 1 Desafio 1 1
  • trabalho de analise 1 1
  • FOUCAULT 1 Trabalho 1
  • Trabalho no Matlab 1 1

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!