LAJES TRELI ADAS

Páginas: 6 (1461 palavras) Publicado: 24 de junho de 2015
TIPOS DE LAJE TRELIÇADA

DEFINIÇÃO:
A laje treliça é composta por dois elementos básicos, vigotas de concreto pré-fabricado com armações treliçadas, sendo que essas armações podem ter de 8,0cm a 30cm de altura. Intercalando essas vigas são colocados os elementos de enchimento, as lajotas, que podem ser de Cerâmica ou EPS.
Este tipo de laje atende a todo tipo de construção civil, com uma grandevantagem, parte da armação das vigotas é concretada na obra conferindo ao conjunto da laje maior resistência, desta forma podendo atender a maiores vãos e sobrecargas.
Os elementos inertes, tais como o eps ou a lajota cerâmica compõem as lajes treliças. Esses, porém, não são elementos estruturais, mas tem a função de alívio de carga na laje além de serem isolantes térmicos e acústicos.
Normasreguladoras das lajes treliças (LT): NBR – 6118 – 2003, NBR – 14859-1, NBR – 14859 – 2.
Os ferros de distribuição devem obedecer a norma NB-4 e ser colocados em sentido transversal às vigotas.
Para os casos mais comuns, tal ferragem será composta por 1 de 1/4″ espaçada a cada 30 cm.
Nas lajes treliças, a armadura de distribuição assume dentro da laje treliça a função de combater as tensões decizalhamento que surgem entre a alma e a aba das nervuras das lajes treliças.


BENEFICIOS DO USO DE LAJES TRELIÇADAS:
• As lajes treliçadas oferecem o mesmo desempenho dos pavimentos tradicionais, porém com soluções mais econômicas e seguras;
• O uso de laje pré-fabricada (vigota treliçada) dispensa o uso de fôrmas ou equipamentos especiais durante a execução da obra;
• Lajes treliçadas são de fáciltransporte, manuseio e montagem, sendo muito utilizadas nas construções e edifícios mais modernos;
• Estas lajes possuem menor peso-próprio que as lajes comuns (de concreto), diminuindo o peso das mesmas sobre as fundações da obra;
• As lajes pré-fabricadas reduzem as linhas de escoras, diminuindo deslocamentos da laje na fase de concretagem;
• Lajes treliçadas também diminuem o tempo de construçãoda estrutura da obra pré-fabricada e reduzem a mão de obra necessária para a execução do projeto.


LAJES EM LAJOTAS DE CERAMICA

É a forma da laje convencional utilizada até hoje é a forma mais comum encontrada em diversas construções tem variadas aplicações por sua confiabilidade e fácil execução por ter seu processo construtivo bem difundido também não e necessário mão de obra especializada.Entre suas vantagens estão:
Material de fácil aplicação, não requer mão de obra especializada.
Minimização da quantidade de formas e escoramentos.
Facilidade para embutir tubulações eliminando rebaixos e forros falsos.
Eliminação de vigas secundárias permitindo, assim, uma redução no custo estrutural da obra.
Distribuição de alvenarias sobre a laje tornando este sistema uma opção flexível paraum projeto arquitetônico arrojado.
Material de fácil aplicação de revestimentos, evitando trincas.
Em espessuras de lajes maiores, podem ser complementadas com blocos de EPS, tornando-se lajes com elemento de enchimento misto.



LAJES EM EPS:

As lajes treliçadas eps podem ser utilizadas em qualquer tipo de estrutura com a eficiência de vencer vãos livres e suportar grandes cargas com alturarelativamente baixa, diminuindo assim o consumo de concreto na obra.

As lajes treliçadas eps ( laje isopor) possibilitam a distribuição de paredes sobre a laje, o que reduz ou elimina a utilização de vigas no sistema estrutural.
Essa laje e composta por blocos de EPS(isopor) que são utilizados para vedação entre as vigotas pré-fabricadas ou treliças. Possibilita um conforto maior térmico eacústico e também por serem muito mais leves que as lajotas de cerâmica convencional diminuem o uso de concreto e tempo de trabalho no canteiro. Essa laje porem tem que ter certos cuidados como em seu transporte e armazenamento no canteiro.
Essa laje tem inúmeras vantagens além de seu conforto, e fácil instalação possibilita que os dutos de energia passem pela laje com maior facilidade sua instalação e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • 11 LAJES MISTAS VIGAS TRELI ADAS
  • PROT TIPO DE TORRE TRELI ADA PARA GERA O E LICA
  • TRELI AS
  • TRELI A
  • Lajes
  • lajes
  • Adas
  • adas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!