RELAT RIO TRELI AS

473 palavras 2 páginas
Introdução
Com o intuito de aprofundar o conhecimento sobre treliça, resolvemos pesquisar sobre o assunto de forma prática, como por exemplo construir uma ponte de palitos de picolé. Para isso precisamos saber: quais modelos existentes? Quais são as inovações? Existe algum cálculo que deve ser efetuado antes do projeto?
Este trabalho vai nos proporcionar um conhecimento teórico e prático. Com esse conhecimento em mente, podemos construir pontes, guindastes, ranchos e viadutos, podemos também planejar qual material será utilizado. Aprofundando assim nosso conhecimento sobre treliças e tecnologia dos materiais.
Tendo como objetivo geral colocar em prática os conhecimentos obtidos e construir protótipo com treliças, focamos no estudo para aprimorar nossos conhecimentos e construir uma ponte de palitos. Especificando no desenvolvimento de cálculos, análise do material utilizado e definindo o modelo específico do protótipo.

Desenvolvimento
A treliça é uma estrutura de elementos ligados pelas extremidades comumente utilizadas em construções, com finalidade de desenvolver resistência a uma certa força resultante aplicada, funcionando como distribuidora de forças, sendo que em uma barra de treliça só pode existir dois tipos de forças: uma que comprime a barra e outra que traciona. De maneira geral, os materiais utilizados nas treliças devem possuir boa resistência mecânica e, sua resistência a tração é maior do que a compressão, isso possibilita que as treliças tracionadas sejam delgadas, permitindo uma boa economia na construção. Existem inúmeras formas de treliças e de acordo com o modelo utilizado, a inversão da direção diagonal de uma treliça muda completamente a sua funcionalidade, podendo deixar de sofrer compressão e vim a sofrer tração. Um exemplo prático disso é se a treliça estiver na diagonal e voltada para o centro, ela sofrerá compressão, caso ela esteja na diagonal e voltada para as extremidade, ela sofrerá tração. Seguindo a partir dos tipos de

Relacionados

  • Inteligência artificial
    173775 palavras | 696 páginas