TREINAMENTO DE UMA EQUIPE DE SOM

Páginas: 50 (12360 palavras) Publicado: 28 de setembro de 2014
TREINAMENTO DE UMA EQUIPE DE SOM
Autor:  Fernando A. B. Pinheiro
 
PARTE 1: VOLUNTARIADO X PROFISSIONALISMO NA SONORIZAÇÃO EM IGREJAS
Pequena conversa feita em treinamento realizado para uma equipe de sonorização de uma grande igreja com capacidade de 2.500 pessoas (que na nossa denominação chamamos de Anfiteatro), no dia 13 Novembro 2010.
VOLUNTÁRIO
Sei que todos aqui são voluntários notrabalho de sonorização neste local, assim como eu também sou voluntário. Ser “voluntário” quer dizer uma série de coisas. Não há salário, não há pagamentos algum (na verdade, muitas vezes paga-se para trabalhar, literalmente), assim como o grau de compromisso é bem menor que o exigido de um empregado. O voluntário trabalha quando pode, quando tem tempo, sem muito comprometimento. Isso na verdade é bom. Ninguém quer que alguém aqui sacrifique seu emprego, seus estudos ou mesmo sua família. Ninguém aqui vai deixar de viajar, passear, tirar férias porque está envolvido neste trabalho de sonorização.  Por isto mesmo que a equipe tem hoje seis pessoas (e vamos tentarcrescê-la ainda mais um pouco), enquanto apenas três ou quatro são necessárias para o trabalho em um evento. Com uma quantidade grande, podemos revezar as pessoas, sem ficar pesado para ninguém.  Agora, ser voluntário não exclui uma outra palavra, que é “profissionalismo”. Somos voluntários no trabalho, mas devemos agir como um profissional faria! E uma vez que vocêsescolheram participar dessa equipe, então vocês serão cobrados nisso, em ter uma postura profissional.
PROFISSIONAL
Se pudermos definir de forma rápida o que é ser “profissional”, ainda mais na área de sonorização, a definição será a seguinte: “aquele que busca fazer o melhor a cada dia”. O profissional tem esse objetivo porque sabe que um trabalho bem feito chama novos trabalhos, abre portas, oque significa mais dinheiro entrando. Lembrando que o profissional vive daquilo que faz.
Mas como é que se busca o melhor a cada dia? Através de uma série de atitudes, algumas pequenas, algumas grandes. Essas atitudes muitas vezes são “detalhes”, mas que fazem enorme diferença. Vejamos esses ”detalhes”:
1) Uniforme
Quando você começa a trabalhar em uma empresa, uma das primeiras coisas querecebe é um uniforme. Esse uniforme parece pequeno detalhe e muita gente não gosta, acha feio, mas feio mesmo é chegar em uma empresa grande e não haver uniforme para seus funcionários. 
Todo mundo aqui tem experiência de chegar em uma loja qualquer, cujos atendentes não usam uniforme, e não saber quem é funcionário ou quem não é, ou mesmo ser confundido com um. Por outro lado, chegar em uma lojacujos atendentes estão todos uniformizados ajuda e muito no atendimento. 
O uniforme mostra que a empresa investe em um padrão de qualidade, a ser seguido por todos. Um cliente rapidamente identifica quem é da empresa ou quem não é pelo uniforme.
Melhor ainda é quando há um uniforme e também um crachá, com a identificação do funcionário. Isso evita uma pergunta constrangedora: “como é seu nomemesmo?”. E quantas vezes nós não saímos de uma loja, mesmo sem ter perguntado o nome, mas com a identificação da pessoa na cabeça porque vimos o crachá?
Todo mundo aqui recebeu um uniforme. Vocês vão usá-lo toda vez que tiver evento. Se acharam feio ou tem uma sugestão melhor, vão discutir isso entre vocês e propor a mudança para a liderança do Anfiteatro. Vão pedir a eles também o crachá, que poraqui ainda não vi (um crachá padrão que se usa em todos os Anfiteatros). Mas por enquanto, esse uniforme será obrigatório. Ele deverá sempre estar limpo e preparado para uso quando houver evento (geralmente nos finais de semana). Nada de deixar ele jogado de qualquer jeito. Cuide bem dele.
2) Horários
No seu emprego, você tem hora para entrar, e hora para sair. Se você chega atrasado, seu chefe...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Treinamento de equipe
  • Treinamento e desenvolvimento de equipes no ambiente empresarial
  • 1 ATPS TRABALHO TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO EQUIPE
  • PROPOSTA
  • GESTÃO DE EQUIPES E VIABILIDADE DE PROJETOS: Empresa de Consultoria em Treinamento e Desenvolvimento Hospitalar
  • sons
  • Som
  • Sons

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!