O PEDAGOGO EM ESPA OS N O FORMAIS DE ENSINO E SEU PAPEL NESSE MERCADO DE TRABALHO

5023 palavras 21 páginas
Palavras-Chave: Empresa Aprendentes, Pedagogo Empresarial, Treinamento e Gestão de Pessoas.
Independente dos rumos ou concepções que a educação seguir, sobretudo o curso de pedagogia, Libâneo (2006), nos lembra que o pedagogo alemão Schimied Kowarzik diz que acima de tudo a pedagogia é a ciência da educação, portanto é a teoria e a prática da educação. É ela que investiga o fenômeno educativo, e que, portanto faz da pedagogia, um campo amplo. Sendo assim, o pedagogo inserido em qualquer um dos contextos anteriormente abordados, necessita de conhecimento múltiplos sobre o ser humano, de maneira a compreender o processo educativo de forma global, e assim buscar ferramentas necessárias que lhe permitam olhar a educação em todas as dimensões que à envolve, a saber: a economia, o social, a política, o cultural, etc, garantindo dessa forma, uma intervenção competente na prática educativa, articulando de maneira efetiva entre a escola e o mundo que a rodeia.
Concordando com Saviani (1989, p.59), podemos dizer que:
Ora o educador é precisamente aquele que educa, portanto aquele que realiza, que desenvolve a ação educativa. Para uma ação coerente e eficaz, ele necessita de fundamentação teórica. Para lhe permitir essa fundamentação é que se criou o curso de Pedagogia.

Quando ouvimos a palavra “pedagogia”, logo imaginamos uma mulher em uma sala de aula cheia de crianças. as novas diretrizes de licenciatura em Pedagogia, promulgadas em 2006, permitiram a inserção de novos postos de trabalho e ampliaram os horizontes de quem trabalha com educação. E que, agora, essas mudanças começam a ser percebidas.
Além do trabalho de docência na educação infantil e nas séries iniciais do ensino fundamental, na educação especial, na coordenação de equipes multidisciplinares, na orientação educacional e administração escolar, a diretriz permite a atuação em espaços não escolares, como empresas públicas e privadas (no treinamento e capacitação dos funcionários), atuação em organizações

Relacionados