traumas

Páginas: 7 (1607 palavras) Publicado: 12 de novembro de 2014
Trauma de face:
também relatado como trauma maxilo facial, trata-se de qualquer ferimento físico localizado na face, podendo afetar, consecutivamente, sua pele, gordura, músculos, nervos e ossos e, nos casos mais graves, se associar a dano cerebral. O trauma facial pode acarretar em perda de sensibilidade na pele, cicatrizes antiestéticas, retrações, lesões na visão, dificuldade na respiração,paralisia facial e perdas dentárias.


Sinais e sintomas:
A fratura dos ossos faciais, como em outras fraturas, pode estar relacionada à dor e inchaço dos tecidos circundantes (tais sintomas podem ocorrer na ausência de fraturas também). Fraturas nasais, na base do crânio ou na maxila podem estar associadas a hemorragias profusas. Deformidades na face, como um osso malar (zigomático)afundado ou dentes que não estão alinhados corretamente, sugerem a presença de fraturas. Assimetrias podem sugerir as fraturas faciais ou danos a determinados nervos do rosto. Sujeitos com fraturas mandibulares possuem, frequentemente, dores e dificuldades em abrir e fechar a boca, e podem ter dormência no lábio e no queixo. Comumente, a pessoa que está com trauma facial sente dor na região frontal,hipoestesia na região do supratroclear, epistaxe e rinoliquorragia, isto é, laceração da dura. Outros principais sintomas, em ordem decrescente, são a dor na musculatura facial e/ou cervical, cansaço e redução de força ao mastigar, alteração da oclusão, limitação da abertura da boca, limitação e desvios dos movimentos mandibulares e ruído articular. Clinicamente, os especialistas de um determinadoestudo notaram sinais funcionais, como alterações em funções estomatognáticar derivadas de desvios ou alterações no percurso de movimentos mandibulares em cem por cento dos casos que estudaram. Outros sinais mais comuns que notaram foram a limitação da amplitude de movimentos mandibulares, edema, dor à palpação e alterações ocorridas na musculatura por conta da fratura. Além disso, os pacientes dapesquisa possuíam, embora raramente, alterações cicatriciais. Submetidos a uma intervenção fonoaudiológica, seu estado melhorou muito, segundo a pesquisa.




Assistência de enfermagem voltada para atendimento de urgência e emergência.

A enfermagem tem um papel fundamental nos cuidados em saúde de um paciente vítima de traumatismo buco-maxilo-facial. A assistência envolve o atendimentoinicial em urgência e emergência,visando a estabilização do paciente, a reabilitação total e a reinserção do mesmo na sociedade, priorizando um atendimento ágil, com qualidade, seguro, individualizado e integral.
O atendimento primário do paciente com taumatismo buco-maxilo-facial é fundamental para o sucesso do tratamento, bem como para o suporte básico de vida do mesmo, uma vez que obstruções devias aéreas e grandes hemorragias se fazem presentes em alguns casos. O papel exercido pelo enfermeiro é construído desde sua formação, apoiado nas ações do cuidar e do saber fazer ser, conduzindo a enfermagem para o caminho deste cuidar. A finalidade do cuidar na enfermagem é prioritariamente aliviar o sofrimento humano, manter a dignidade e facilitar meios para manejar as crises e as experiênciasdo viver e do morrer.O diagnóstico de enfermagem é um julgamento clínico sobre as respostas do indivíduo, da família ou da comunidade aos problemas de saúde/processos vitais reais ou potenciais. O diagnóstico de enfermagem proporciona a base para seleção das intervenções de enfermagem, visando a alcançar resultados pelos quais o enfermeiro é responsável.











Trauma da coluna;A coluna vertebral é composta por 33 vértebras: sete cervicais (C1, C2, C3, C4, C5, C6, C7), doze torácicas que vão de T1 até T12, cinco lombares (L1, L2, L3, L4, L5), cinco sacrais soldadas formando o osso sacro e quatro coccígeas, que se fundem formando o cóccix. As vértebras são unidas por vários ligamentos e entre uma e outra existe um disco cartilaginoso semelhante a um anel cuja função é...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • trauma
  • trauma
  • Trauma
  • TRAUMA
  • trauma
  • Trauma
  • Traumas
  • Trauma

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!