trauma

Páginas: 8 (1911 palavras) Publicado: 23 de março de 2014
I- INTRODUÇÃO


“Trauma” é uma expressão antiga, porém na atualidade reflete mudanças no seu conceito. Esta palavra admite várias significações, todas elas vinculadas a acontecimentos não previstos e indesejáveis, que dependendo do tipo de violência produzirá aos indivíduos nele envolvido: lesão, dano, feridas e alterações de diferentes tipos e ordens (CYRILLO, 2005).
O trauma, atualmenteestá sendo visto como mal do século, representando um grande problema de ordem sócio-econômica que acompanha o homem desde suas origens (FREIRE, 2001). Os traumas provenientes dos acidentes de trânsito têm elevado dramaticamente os custos na saúde com tratamento e reabilitação das vítimas e interrompimento precoce a vida de milhares de pessoas (SALVARANI, 2006).
Partindo dos supostos supra citados,conclui-se que em qualquer fase da nossa vida, estamos sujeitos a sofrer acidentes, que geralmente de maneira imprevisível atingindo crianças, adolescentes e adultos podendo trazer conseqüências não menos imprevisíveis, pois podem causar desde pequenos sustos ou ferimentos até desgraçadamente a invalidez ou a morte.
Os traumatismos cranioencefálicos causam mais mortes e invalidez, devido aocérebro está sujeito a muitos tipos de lesões, em comparação com qualquer outro tipo de lesão neurológica (MERCK, 2004).
O traumatismo cranioencefálico é uma agressão ao cérebro, causada por uma força física externa, que pode produzir, reduzir ou alterar o nível de consciência, resultando em comprometimento das habilidades cognitivas ou do funcionamento físico. Pode também resultar no distúrbio dofuncionamento comportamental ou emocional, este pode ser temporário ou permanente e provocar comprometimento funcional parcial ou total, ou mau ajustamento psicológico (SMITH; WINKLER, 1994 apud, OLIVEIRA; WIBELINGER; LUCAS, 2005).
Para Cintra (2005, p. 395): “o traumatismo crânio encefálico (TCE) é qualquer agressão que acarrete lesão anatômica ou comprometimento funcional de couro cabeludo,crânio, meninges ou encéfalo”.
Os principais sintomas são: cefaléia, tontura, problemas de memória ou concentração e irritabilidade (HOFMAN, et al, 2001, apud MAMERE, 2005).
As lesões podem ser classificadas em primárias onde ocorrem segundo a biomecânica (impacto e inerciais), e as secundárias que ocorrem de acordo
com as alterações estruturais encefálicas e alterações decorrentes do traumatismo(NITRINI; BACHESCHI, 1993 apud, OLIVEIRA; WIBELINGER; LUCAS, 2005).
Os Traumatismos cranioencefálicos no Brasil são freqüentemente causados, pelos acidentes de trânsito, mergulhos em águas rasas, agressões, quedas e projéteis de arma de fogo (FEITOSA; FREITAS; SILVEIRA, 2004).
Estatisticamente falando, o traumatismo cranioencefálico constitui a principal causa de óbitos e seqüelas em pacientesmultitraumatizados, as principais causas são: acidentes automobilísticos (50%), quedas (21%), assaltos e agressões (12%), esportes e recreação (10%) (OLIVEIRA; WIBELINGER; LUCAS, 2005).
As lesões traumáticas são responsáveis pela maior percentagem de causa de óbitos entre 5 a 40 anos no nosso país, situa-se como a quarta etiologia de morte em todos grupos etários em comparação as outras patologias,superado apenas pela doenças malignas, cardiovasculares e síncopes (KNOBEL, 1999).
Segundo Grande (2000, p. 100): “os acidentes automobilísticos é o acidente número um na faixa etária de 15 a 24 anos, setenta e cinco por cento das vítimas de acidentes sofrem lesões cranianas”.
A taxa de mortalidade por TCE atualmente segundo as faixas etárias de maior incidência é de menores que 10 anos (20,3%),seguida das de 20 a 29 anos e 30 a 39 anos (16,9% e 16,1%, respectivamente), incluindo todos atendidos nos ambulatórios e internados (KOIZUMI, et al, 1999).
Referindo-se a população mundial, a Organização mundial de Saúde (OMS) avalia que uma de cada quatro a nove pessoas nos países em desenvolvimento, sofre a cada ano de lesões incapacitantes e que 2% da população esta incapacitada como...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • traumas
  • trauma
  • Trauma
  • TRAUMA
  • trauma
  • Trauma
  • Traumas
  • Trauma

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!