trabalho sobre o que se deteriorou

Páginas: 6 (1400 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
 TRABALHO SOBRE O QUE SE DETERIOROU Chu Yu GiEste hexagrama focaliza nas diferentes atitudes do filho(a) frente aos erros relacionados ao pai ou mãe; fala das consequências possíveis dessas atitudes no sentidos de correção de erros; e divide o processo de correção em varias fases. O termo”filho” deve ser entendido como alguém da geração mais nova, ou,- por extensão-,o eu próprio no tempo mais recente, é o sujeito dasatitudes e ações; o termo “deteriorado” deve ser entendido como erro, falha ou deficiência; e os termos “pai” e “mãe” devem ser entendido como significando figuras paterna e materna das gerações mais velhas,ou o eu próprio do tempo anterior.Subjacente ao hexagrama está a lógica de que os erros se devem ao acumulo do tempo passa-
do(pai e mãe),e que a sua correção pode advir da geração mais nova(filho).
Podemos utilizar a vida exemplar de Oswaldo Cruz (1872-1917) para ilustrar o hexagrama.
Esta nossa escolha se deve a uma profunda identificaçãopositiva entre Oswaldo Cruz e seu pai, tanto afetiva quanto profissionalmente, o que torna mais evidente o paralelismo entre a narrativa do hexagrama e o percurso da vida do nosso personagem. Vejamos:
1ª linha:”Remediar o deteriorado pelo pai.Com o filho corrigindo a falha paterna,nenhuma culpa recairá sobre o pai.A adversidade termina em boa fortuna “
Aqui se fala que, desde oinicio, o filho age para corrigir o erro do pai e isso livra o pai da culpa, e o que era adverso se tornará favorável.
Temos o episodio em que Oswaldo Cruz ainda menino, após ouvir o pai lhe advertir sobre os malefícios do cigarro,disse a este não entender por que o pai fumava; e o mais velho, depois desse questionamento do filho, foi capaz de interromper o seu habito de fumante de longadata.
Essa historia ilustra de um modo muito forte como o filho Oswaldo Cruz sabe” remediar o deteriorado (mau habito e incoerência) pelo (do) seu pai”, “corrigindo’-o e livrando-o da ‘culpa’, e
transformando a adversidade em ‘boa fortuna’. Na verdade, a lição do episódio vai mais além, pois mostra não só a ação corretiva do filho sobre o erro do pai, mas também a ação receptiva ecorretiva do pai sobre o próprio erro. Sem duvida temos aqui um exemplo realmente admirável de identificação das maisperfeitas entre pai e filho nas respectivas vocações corretivas(de medico,medicar,curar,corrigir).
2º linha: “Ao reparar o que foi deteriorado pela mãe, não convém ser demasiado severo”
Aqui se refere a outro lado das falhas da geração mais velha, o lado materno. E o “não convém ser demasiado severo” pode ser entendido no sentido de ser compreensivo e aceitar as limitações efalhas da mãe e congêneres,e compensá-las.
Na historia de vida de Oswaldo Cruz, não conhecemos nenhuma queixa dele em relação ao fato de ter que arcar com a responsabilidade de dar sustento a sua mãe e mais cinco irmãs aos vinte anos de idade, após a morte do pai, que ocorreu no mesmo dia em que se diplomou médico. Assumiu incontinente o cargo de médico, que era do seu pai, na Fabrica de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Trabalho sobre sobre o tato
  • Trabalho sobre
  • trabalho sobre
  • Trabalhos sobre
  • trabalhos sobre .
  • trabalho sobre isto e aquilo
  • Trabalho sobre :
  • Trabalho sobre pará

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!