trabalho sobre Caprinos

Páginas: 15 (3503 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ CLM
PROFESSORA MARISA
AGRONOMIA




ANDRÉ CORREIA PANZIERA
DOUGLAS MARTINS CECCONELLO
CARLOS EDUARDO BENETTI TAVARES
MARZIAN GONÇALVES






MELHORAMENTO DE CAPRINOS







BANDEIRANTES
2012

ANDRÉ CORREIA PANZIERA
CARLOS EDUARDO TAVARES BENETTI
DOUGLAS MARTINS CECCONELLO





MELHORAMENTO DE CAPRINOSTrabalho apresentado à disciplina de ANATOMIA E MELHORAMENTO ANIMAL, do curso de Agronomia da Universidade estadual do norte do Paraná de Bandeirantes, como requisito de avaliação parcial no segundo semestre.





BANDEIRANTES
2012
SUMARIO








INTRODUÇÃO

A demanda por carne e leite caprino com qualidade tem crescido não somente no Brasil como no mundo. Acompanhando essademanda, crescem também as cobranças por melhores produtos o que depende dos criadores apresentar uma mudança no modo de produzir. Diante dessa situação, criadores de caprinos, em especial no Nordeste necessitam melhorar a genética de seus rebanhos para suprir o consumo de animais de qualidade, incluindo a necessidade da manutenção de reprodutores e matrizes com potencial genético capazes deproduzirem animais que atendam as exigências desse mercado consumidor.

Portanto, o melhoramento genético é fundamental neste processo, por ser um modo de manter e produzir animais superiores, visando a seleção de indivíduos com maior ganho de peso, conversão alimentar, rendimento de carcaça, produção de leite e melhor precocidade sexual.

A eficiente multiplicação desses animais superiores,devido a melhor qualidade destes, proporciona maior lucratividade na atividade. Porém, a multiplicação e disseminação desse material genético somente são possíveis com um adequado programa de melhoramento genético, substituindo assim animais de baixa produtividade por animais que tenham raças proprias para a atividade que deseja desempenhar (corte ou produção de leite).





CAPRINOS NO BRASILA caprino cultura no Brasil apresenta um baixo nível tecnológico em todo processo produtivo, no entando, no Nordeste tem apresentado melhorias que a coloca numa situação especial no cenário do agronegócio e nos programas sociais de combate a pobreza no campo. O aumento no consumo interno de carne, leite e da utilização dos curtumes por peles de qualidade, comprovam o promissor mercado doscaprinos. Com base no censo agropecuário de 2006 (BRASIL, 2009), o rebanho caprino brasileiro possuia cerca de 7.107.608 cabeças, concentrado na região Nordeste (91%), onde apresenta na maior parte pouca tecnologia na produção, utilizando animais com baixo potencial genético para atender as exigências do mercado consumidor em termos de regularidade e qualidade.

Apesar de ainda ser muito baixo oconsumo de carne e derivados dos caprinos no Brasil, já se têm notado sinais de crescimento, em especial nas grandes cidades, porém ainda faltam regularidade e qualidade de animais, ou seja, animais de genética melhorada para produção de carcaças exigidas pelo mercado.

Para se ter uma noção do consumo enquanto no Brasil é estimado em menos de 1,0 kg, o consumo em países Árabes e da Europa variade 4,0 a 8,0 kg. Apenas há pouco tempo, a carne e leite caprino estão sendo encontrados em supermercados, açougues e restaurantes das grandes cidades, mudando a ideia de que o consumo era restrito apenas ao meio rural e em pequenas cidades do interior. Com isso verificou-se a ciação e implantação de agroindústrias, frigoríficos e abatedouros em todo Brasil. A utilização de peles de caprinos paraatividades complementares, dependendo do mercado e de sua qualidade, pode agregar até 20% do valor final do animal destinado ao abate, aumentando o lucro do produtor.

A escassez de animais faz com que abatedouros, frigoríficos e curtumes para pequenos ruminantes instalados no país trabalhem com alta margem de ociosidade, sendo que em alguns casos, operam com valores inferiores a 10% da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Relatorio sobre caprinos
  • Tudo sobre Caprinos
  • Trabalho Mercado de Caprinos
  • Trabalho sobre sobre o tato
  • Trabalho sobre
  • trabalho sobre
  • Trabalhos sobre
  • trabalhos sobre .

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!