Caatinga

Páginas: 10 (2366 palavras) Publicado: 21 de abril de 2015
Universidade de Fortaleza
UNIFOR






Comunidades e Ecossistemas:
Caatinga versus Pastagem




Viviane Gomes Fernandes
1415142/7
Felipe Pedrosa Araujo
   1020943/9
Comunidades e Ecossistemas
Prof(a).: Glacianne Gonçalves





Setembro - 2014
Fortaleza - CE
CAATINGA X PASTAGEM
Justificativa: Comparação entre os modelos diferentes de ambientes.
O fato de várias espécies de herbívoros utilizarema mesma pastagem, simultaneamente e na mesma estação, não significa que ocupem o mesmo nicho e estejam em direta competição pelos mesmos recursos forrageiros; isto constitui o que se chama de pastoreio múltiplo ou combinado. A prática se fundamenta na diversidade da composição botânica da vegetação da pastagem, nas diferenças da dieta e do hábito de pastejo dos animais, bem como, na facilidade deacesso e movimentação na área, em função de sua topografia. Bovinos, caprinos e ovinos exibem diferenças marcantes na composição botânica de suas dietas e hábitos de pastejo, como resposta à composição botânica e disponibilidade da forragem, estação do ano, intensidade de pastejo e fatores morfológicos do animal.
Existe, no entanto, uma superposição na composição botânica da dieta dessesruminantes, que pode ser exacerbada em situações de baixa diversidade botânica da vegetação da pastagem e em épocas de escassez de forragem.Vários trabalhos sobre pastoreio combinado, com espécies herbívoras domesticadas e/ou selvagens, têm sido realizado em todo o mundo.
Estudos de diversas combinações de bovinos, caprinos e ovinos em pastagem nativa sob diferentes cargas, constataram que o ganho depeso dos bovinos e dos ovinos em pastoreio combinado foi superior ao obtido em pastoreio solteiro. No entanto, os caprinos não tiveram seus desempenhos afetados pela combinação com bovinos ou com ovinos. A adição de ovinos em áreas pastoreadas por bovinos reduziu o ganho de peso destes últimos e a produção da pastagem.
Outros trabalhos constataram que a combinação com ovinos em quase nada afetouo ganho de peso dos bovinos, mas, os ovinos apresentaram melhor desempenho, quando combinados com bovinos. O pastoreio combinado de bovinos e caprinos constitui a longo prazo a melhor opção de uso de áreas cobertas com vegetação arbórea-arbustiva. Por outro lado, a combinação de ovinos e bovinos em pastagem dominada por gramíneas parece ter excelente potencial para melhorar a produção animal dapastagem, devido principalmente da baixa superposição da dieta entre esses ruminantes. Foi também, constatado que os ovinos tiveram melhores ganhos de peso diários do que os caprinos, tanto em pastoreio solteiro como em combinado em pastagem de aveia e capim centeio.
A combinação não teve efeito algum sobre o desempenho das duas espécies de ruminantes. Os resultados de trabalhos sobre pastoreiocombinado são muitas vezes, aparentemente contraditórios, provavelmente em virtude das diferenças da composição florística, da disponibilidade de forragem da pastagem e das próprias variações na seleção da dieta entre raças de animais da mesma espécie.


Principais diferenças entre os dois ambientes:
As principais diferenças entre os dois ambientes são: variação das características da superfíciedo dossel da pastagem e da caatinga antes e depois do período chuvoso e o albedo médio horário mensal das duas áreas.
O albedo da pastagem durante o período seco foi bem maior do que o albedo da caatinga, correspondendo a uma diferença média de 6%.
Verifica-se ainda que em ambas as vegetações e durante o período seco o albedo do início da manhã foi maior do que o do final da tarde, sendo que oalbedo mínimo de 10% na caatinga ocorreu entre 10:30h e 15:00h e na pastagem o mínimo de 15,5% entre 14:00 e 15:00h. Durante o período seco em ambas as áreas os maiores albedos ocorreram pela manhã. Outra diferença é que o albedo da pastagem repetiu o mesmo comportamento do período seco, com os maiores valores pela manhã, a caatinga apresentou uma situação inversa, quando as alterações do albedo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • CAATINGA
  • Caatinga
  • Caatinga
  • caatinga
  • CAATINGA
  • Caatinga
  • Caatinga
  • caatinga

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!