Caatinga
Nome: Ronan, Lucas, Bruno, João Paulo
Professor: Aristeu
E.E.B Frei Licínio Korte
Geografia- 2º1
31/8/2015
INTRODUÇÃO
Esse trabalho trata de trazer características gerais e principais que dizem respeito ao bioma da caatinga, tais como: clima, relevo, flora e fauna; além de apresentar razões para a degradação desse bioma ao longo do tempo.
CARACTERÍSTICAS DO BIOMA
Neste capítulo serão apresentadas as características principais pertencentes ao bioma da caatinga de forma sucinta, salientando apenas os pontos mais relevantes para o entendimento das particularidades do bioma.
LOCALIZAÇÃO E ÁREA DO BIOMA NO BRASIL O bioma da caatinga encontra-se, predominantemente, na região nordeste do Brasil, estendendo-se pelos estados Alagoas, Bahia, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Sergipe e por uma parte do norte de Minas Gerais. A área ocupada pela caatinga é de aproximadamente 844.453 km2 (IBGE, 2004), ou seja, 9,92% da área total do Brasil de 8.515.767.049 km2 (IBGE, 2010).
CLIMA DA CAATINGA
O clima predominante nesse bioma é o semiárido, que compreende quase toda a região do sertão brasileiro e apresenta temperaturas médias elevadas, além de um índice pluviométrico baixo na maior parte do ano. Constata-se que os maiores índices pluviométricos se concentram nos meses de verão, enquanto há uma grande disparidade entre os dados desses meses e os dados referentes à época durante o inverno, principalmente.
Durante o ano inteiro, as temperaturas médias na região se mantêm elevadas, geralmente acima dos 25 graus Celsius.
Essa escassez de chuvas – e suas distribuições focadas em apenas alguns meses do ano – provocam períodos de seca (estiagem) que impactam negativamente o ecossistema e as atividades socioeconômicas das quase vinte milhões de pessoas da região.
FAUNA E FLORA DA CAATINGA
Ao contrário da pobreza em diversidade que pode ser erroneamente presumida pelo clima agressivo da caatinga, o bioma encontra-se na região semiárida mais