Trabalho Embriologia

Páginas: 3 (586 palavras) Publicado: 8 de abril de 2014
Trabalho de Embriologia

1- Comente cinco fatores que podem promover ou afetar o crescimento e desenvolvimento fetal.
O tabagismo materno é um fator marcante para o retardo do crescimentointrauterino (RCIU), promovendo baixo peso do feto ao nascimento e maior possibilidade de partos prematuros. Além disso, a nicotina pode gerar diminuição no suprimento de oxigênio e nutrientes ao fetodevido sua ação na contração de vasos sanguíneos uterinos. O tabagismo também aumenta os níveis de carboxiemoglobina, contribuindo para um caso de hipóxia fetal crônica.
O consumo de álcooldurante a gravidez também é um fator agravante para o desenvolvimento fetal e as crianças nascidas dessa situação apresentam deficiência do crescimento pré- e pós-natal e deficiência mental. Estãopresentes na maior parte das crianças: microcefalia, fissuras palpebrais curtas, pregas epicânticas, hipoplasia do maxilar, nariz curto, lábio superior fino, sulcos anormais da palma da mão, defeitos nasarticulações e doença cardíaca congênita, caracterizando a síndrome alcoólica fetal (FAS).
A rubéola é um exemplo de agente infeccioso que causa prejuízo ao desenvolvimento embrionário/fetal econsequente RCIU. Quanto menor for o período de gestação no momento da infecção do vírus, maior é o perigo de malformação do embrião. Alguns aspectos clínicos da síndrome da rubéola congênita sãocatarata, defeitos cardíacos e surdez. Outras anomalias como deficiência mental, coriorretinite, glaucoma, microftalmia e defeitos dentários podem ser observados.
A gravidez múltipla é um fator queinfluencia a diminuição no peso das crianças nascidas dessa situação, uma vez que a maior quantidade de fetos gera uma demanda maior de nutrientes que excedem a capacidade de fornecimento da placenta.Vasos coriônicos pequenos, hipotensão e doença renal são alguns fatores que podem diminuir o fluxo sanguíneo para o útero e consequentemente prejudicar a circulação placentária. Esse quadro...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Trabalho de Embriologia
  • trabalho de embriologia
  • trabalho de embriologia
  • Trabalho De Embriologia
  • Trabalho embriologia
  • Trabalho De Embriologia
  • Trabalho de embriologia
  • Trabalho De Embriologia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!