Trabalho De Embriologia

Páginas: 10 (2320 palavras) Publicado: 20 de março de 2015
QUESTIONÁRIO DE EMBRIOLOGIA  
 
 

 
1. O que entende por gametogênese e quais células e estruturas sexuais está envolvido neste processo?

É o processo pelo qual os gametas são produzidos nos organismos. A gametogênese acontece nas gônadas (órgãos onde os organismos produzem as células sexuais), que determinam as características que diferenciam os machos das fêmeas..

2. O que éespermatogênese e explique resumidamente seu processo.

Processo que ocorre nos testículos, às gônadas masculinas. Secreta a testosterona, hormônio sexual responsável pelo aparecimento das características sexuais masculinas: aparecimento da barba e dos pêlos corporais em maior quantidade, massa muscular mais desenvolvida, timbre grave da voz.

3. Onde ocorre o processo de formação do espermatozóide equais células dão origem a eles?
Nos testículos. As células estão organizadas ao redor dos túbulos seminíferos, nos quais os espermatozóides são produzidos.
As células responsáveis são: células intersticiais, células de Sertoli e células da linhagem germinativa (as que geram os espermatozóides).

4. O que são tubos seminíferos e qual a sua importância na formação do gameta masculino?

Os túbulosseminíferos, também chamados de tubos seminíferos, localizam-se no testículo, cada lóbulo testicular é composto por um a quatro destes túbulos que se alojam como novelos dentro de um tecido conjuntivo frouxo rico em vasos sanguíneos e linfáticos. É nos túbulos seminíferos que ocorre a produção dos espermatozóides.

5. Qual a relação existente entre a espermatogênese e os períodos relativos à infância,aos sete anos de idade e na puberdade?

È que nesse período dos sete anos que começam o processo de maturação,e na puberdade é que se finaliza esse processo e os espermatozóides estão prontos.

6. O que são espermatogônias, quais suas características genéticas e em qual período do processo elas aparecem?

Células mãe que começaram o processo da espermatogênese, e que passará por divisõesmitóticas, para dar inicio aos outros processos da espermatogênese. Aparecem no primeiro processo de formação dos espermatozóides com 46 cromossomos (X, Y)

7. O que são espermátides e qual sua importância na espermatogênese?

São células reprodutoras masculinas, originarias dos espermatócitos secundários, que vão formar os espermatozóides. A partir das quatro células(n) originárias desse processo deformação (espermátides) que, vai dar origem a outro processo chamado (espermiogênese),na qual formará os espermatozóides.

8. Qual a diferença entre mitose e meiose e conceitue espermiogênese.

Na mitose tem uma divisão da célula mãe em duas células filhas com o mesmo material genético, e na meiose tem uma divisão de células na qual seu material genético vai se dividir formando 2 células haplóides.Espermiogênese é o processo em que as espermatides serão formadas em espermatozóides.

9. Qual a relação existente entre o núcleo e o citoplasma da espermátide e o espermatozóide já formado?


-Ainda como espermátide, seu núcleo é arredondado, bastante pronunciado e a cromatina com aspecto frouxo. No citoplasma identificam-se organelas como mitocôndrias, complexo de Golgi, centríolos e retículoendoplasmático liso. Envolvidos inteiramente pelo citoplasma da célula de Sertoli formando agrupamentos de células ou cistos espermatogenéticos.
-Já como espermatozóides, estão agora organizados em feixes paralelos, com apenas a porção anterior mergulhada e fixa no citoplasma da célula de Sertoli. A célula de Sertoli apresenta núcleo bem evidente com a cromatina finamente distribuída, ao redor dosquais se distribuem várias mitocôndrias


10. Como é organizada a estrutura de um espermatozóide e quais as principais funções de cada uma delas?
A estrutura é organizada por acrossoma, núcleo, mitocôndrias, flagelo, cabeça e cauda. Principais funções:
-Acrossoma; Vesícula que contem enzima digestiva que dirige a parede do óvulo, garantindo assim a penetração do espermatozóide.
-Núcleo;...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Trabalho de Embriologia
  • trabalho de embriologia
  • trabalho de embriologia
  • Trabalho embriologia
  • Trabalho De Embriologia
  • Trabalho de embriologia
  • Trabalho De Embriologia
  • EMBRIOLOGIA TRABALHO

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!