Kwashiorkor

Páginas: 2 (367 palavras) Publicado: 8 de abril de 2014
Kwashiokor ou desnutrição intermediária é um tipo de doença decorrente da falta de proteínas e vitaminas, geralmente associado com elevado consumo de carboidratos (arroz, batata, milho, salgadinhos,doces...).

Seu nome foi originado de um dos dialetos de Gana, país da África, e significa "mal do filho mais velho", pois costuma ocorrer quando a criança era desmamada e alimentada com muitocarboidrato e pouca proteína. A OMS recomenda a inclusão de feijão, soja e outros grãos na dieta.

Existem várias explicações para o aparecimento e desenvolvimento da Kwashiorkor, tendo aindacontroversas. Atualmente, considera-se que a deficiência protéica, aliada com as deficiências energéticas e de micronutrientes, são importantes causas porém podem não ser os fatores chave. Pode ser que sejatambém causada por deficiência de um dos muitos tipos de nutrientes (ferro, ácido fólico, iodo, selênio, vitamina C), principalmente aqueles que respondem pela proteção antioxidante.

Importantesantioxidantes são encontrados em quantidades reduzidas nas crianças com Kwashiorkor tais como glutationa, albumina, vitamina E e ácidos graxos polinsaturados. Também, se uma criança que possui uma dessasdeficiências nutricionais e é exposta ao estresse (por exemplo: uma infecção, uma toxina) ela pode estar mais propensa a desenvolver a Kwashiorkor.

Como sintomas, incluem-se:

Descoloração doscabelos;
Abdômen distendido;
Pele ressecada;
Rosto inchado;
Tristeza, irritabilidade e apatia.
Figado inchado;
Olhos avermelhados.
A alteração do fígado (hepatomegalia) ocorre pela carência deapolipoproteínas que transportam os lipídios do fígados para os outros tecidos corporais e costumam confundir pessoas simples a achar que os filhos estão bem alimentados e gordos.

As vítimas dekwashiorkor tem falha na produção de anticorpos tais como os que combatem a difteria e a febre tifóide. Comumente, a doença pode ser combatida com uma dieta equilibrada, rica em proteínas e vitaminas, como...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • MARASMO e SÍNDROME DE KWASHIORKOR

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!