Trabalho Elemento De M Quina

Páginas: 8 (1808 palavras) Publicado: 5 de junho de 2015
Introdução

Engrenagens são elementos utilizados na transmissão de movimentos rotativos entre eixos onde consistem de dois cilindros nos quais são fabricados os dentes, a transmissão vem através do contato entre os dentes das engrenagens. Como são elementos rígidos, a transmissão deve atender a característica especiais sendo que a principal é que não haja qualquer diferença de velocidadesentre pontos em contato, eventuais diferenças fariam com que houvesse perda do contato ou o travamento.
Correia é o elemento flexível, que pode ser composta de vários materiais e formas, responsável pela transmissão de rotação entre duas árvores paralelas ou reversas. Em sua forma mais simples, a transmissão por correias é composta por um par de polias, uma motriz (fixada ao eixo motor) e outraresistente. A transmissão por correia é bem adequada para utilizações em que a distância entre eixos rotativos é grande, e é usualmente mais simples e mais econômica que as outras formas alternativas de transmissão de potência.









1
Transmissão Por Engrenagens
Toda transmissão tem uma conservação de energia onde um dos elementos executa trabalho sobre o outro em uma determinada taxa,aparentemente toda a potência é transmitida mas na realidade mostra que parte dela é perdida pelo deslizamento entre os dentes, ou seja todo o sistema de transmissão por engrenagens, não levando em consideração as características de cada engrenagem, perde parcialmente sua potência, exemplificando ao termos uma engrenagem motora acoplada a um motor com um torque específico, ao transmitir movimento para outraengrenagem o torque da engrenagem A não é o mesmo da engrenagem B devido sua perda parcial promovida pela transmissão de força para movimentar um outro sistema qualquer.
A seguir um figura que ilustra uma transmissão por redução onde o eixo de saída está a direita na qual a rotação é menor porque os dois estágios do engrenamento consistem em pinhões e cotoas em série.







2
NomenclaturaCircunferência Primitiva: É uma circunferência teórica sobre a qual todos os cálculos são realizados. As circunferências primitivas de duas engrenagens acopladas são tangentes. O diâmetro da circunferência primitiva é o diâmetro primitivo
Passo frontal (p): É a distância entre dois pontos homólogos medida ao longo da circunferência primitiva.
Módulo (m): É a relação entre o diâmetro primitivo e o númerode dentes de uma engrenagem. O módulo é a base do dimensionamento de engrenagens no sistema internacional. Duas engrenagens acopladas possuem o mesmo módulo.
Passo Diametral (P): É a grandeza correspondente ao módulo no sistema inglês. É o número de dentes por polegada.
Altura da Cabeça do Dente ou Saliência (a): É a distância radial entre a circunferência primitiva e a circunferência da cabeça.Altura do pé ou Profundidade (b): É a distância radial entre a circunferência primitiva e a circunferência do pé.
Altura total do dente (ht): É a soma da altura do pé com a altura da cabeça, ou seja, ht=a+ b.
3
Propriedades

Corda def é enrolada ao redor do cilindro e mantida esticada, logo o Ponto b na corda é o ponto traçado, ou seja, a medida que a corda
é enrolada e desenrolada ao redor docilindro, esse ponto irá traçar a
curva evolvente AC. No ponto b, o raio é exatamente a distância be.
Raio de curvatura da evolvente é zero em a e um máximo em c e de é normal a evolvente em todos os pontos da intersecção onde, ao
mesmo tempo, sempre tangente ao cilindro A.

Imagine-se uma corda seja enrolada ao redor do círculo de base da
4
engrenagem 1, esticada entre os pontos a e b eenrolada, em sentido anti-horário,
ao redor do círculo de base da engrenagem 2. Se os círculos de base forem rodados em direções diferentes, a fim de manter a corda esticada, um ponto g nela irá descrever as evolventes cd na engrenagem 1 e ef na engrenagem 2, tais evolventes são geradas simultaneamente pelo ponto traçado em que esse ponto representa o ponto de contato, ao passo que a porção da corda ab...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Elementos de M quina
  • ELEMENTOS DE M QUINAS I
  • Elementos de M quinas 05
  • ATPS Elementos de M quinas
  • Exercicios Elemento De M Quinas
  • ATPS Elementos de M quinas 1
  • Grupo 2 Elementos De M Quina
  • Grupo 4 Elementos De M Quina

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!