trabalho duncan

Páginas: 9 (2014 palavras) Publicado: 9 de maio de 2014
De acordo com Baumann, 1998, o comércio internacional se deu com a formação dos Estados Nacionais onde surgiram as condições para a criação de uma Economia Mundial. O processo de integração das regiões e cidades semiautônomas em um Estado Nacional foi ao mesmo tempo um processo político e econômico. Basicamente o comércio internacional é a troca de bens e serviços, através de fronteirasinternacionais ou territoriais. O avanço industrial, dos transportes, a globalização, o surgimento de cooperações multinacionais tiveram grande impacto no incremento deste comércio. Já o modelo Ricardiano foca nas vantagens comparativas, onde prevê que os países devem se especializar em poucos produtos em vez de produzir um grande número de bens; e há apenas um fator de produção: a mão de obra. Osbenefícios do comércio internacional iniciam desde a geração de empregos para a população até a arrecadação de impostos para o governo; impulsiona o fluxo monetário, gerando crescimento e desenvolvimento, reforça a competitividade, facilita a diversificação da exportação, e principalmente, fortifica os laços entre as nações.
Para Maria Auxiliadora de Carvalho e César Roberto Leite da Silva, 2000, aglobalização é o processo que vem transformando a economia mundial contemporânea, que caminha para a interdependência plena dos mercados. Embora o caráter financeiro seja mais evidente, ainda há os enfoques comerciais, produtivos, institucionais e de governabilidade. O conceito de economia global se levado às ultimas consequências, implica na negação da própria economia internacional. Com aglobalização os países abrem se ao fluxo internacional de bens, serviços e capitais, acontecendo a revolução nas tecnologias de informação que contribui de forma decisiva para essa abertura. Além de concorrer para uma crescente homogeneização cultural, a evolução e a popularização das tecnologias de informação que são fundamentais para agilizar o comércio, o fluxo de investimentos e atuação das transnacionais,por permitir no nosso dia-a-dia uma integração sem precedentes de pontos distantes do planeta.
De acordo com Edgar Cândido do Carmo, a integração econômica dos países tem a função de eliminar gradativamente as barreiras dos fluxos comerciais e fatores produtivos a fim de formar um mercado mundial integrado, essa integração está diretamente relacionada a dois fatores importantes como a divisão dotrabalho e as formas de produção de cada país. Em outro aspecto pode também significar a ausência de discriminação entre os mercados nacionais através da adoção de medidas que retiram as restrições entre os fluxos comerciais e de investimentos entre os países-membros. Atualmente os principais blocos econômicos já formados são o ALCA, APEC, MERCOSUL, NAFTA e União Européia. A inserção do Brasilnos blocos econômicos, segundo Baumann, se consolidou com a aproximação com os seus vizinhos do cone sul por volta da década de 1980. Em 1991 surgiu o MERCOSUL constituído hoje pelo Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai. Chile e Bolívia também fazem parte mas como membros associados, participando apenas da zona de livre comércio mas não da união aduaneira. A criação do MERCOSUL foi entendida como umpasso para a maior liberalização das economias inseridas através da diminuição gradativa de barreiras tarifárias até chegar a uma área de livre comércio comparada a um modelo de ampliação do NAFTA, além de também ser considerado como um mecanismo para um projeto de desenvolvimento regional. A idéia de que as economias nacionais estão cada vez mais abertas, segundo Edgar Cândido do Carmo, alimentaa crença de que o mundo caminha para a formação de um mercado global quase sem fronteiras comerciais. Desde a década de 1980 houve um aumento significativo nos fluxos comerciais mundiais.
A globalização proporcionou o campo técnico necessário para a internacionalização do setor financeiro. Um dos principais agentes que movem a economia brasileira hoje é a empresa transnacional (ET’s)...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Zélia Duncan
  • isadora duncan
  • Puc Duncan
  • Duncan, Fuller e St. Denis
  • Trabalhos trabalhos trabalhos
  • TRABALHO DE TRABALHO
  • Trabalho de Trabalho
  • trabalho para trabalho

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!