214578965

1174 palavras 5 páginas
HELEN DUNCAN
1897 – 1956

A médium escocesa Helen Duncan esteve a serviço dos angustiados e desiludidos que perdiam seus parentes durante a Segunda Guerra Mundial. Helen foi uma trabalhadora de poucos recursos.
Seu esposo Henry Duncan foi ferido durante a Primeira Guerra Mundial e ficou incapacitado para o trabalho. Dos doze filhos que o casal teve, apenas seis sobreviveram às doenças e dificuldades normalmente encontradas por quem não possui recursos para atender a necessidades básicas.
A escocesa atuava como médium profissional, contudo, frequentemente usava os recursos obtidos para auxiliar no atendimento aos doentes que não podiam pagar pelo tratamento médico.
Realizando suas sessões em igrejas espiritualistas, seu trabalho era intermediar o contato entre os militares desencarnados em batalhas da Segunda Guerra com os familiares ansiosos por notícias.
Porém, sua mediunidade também apresentava outro recurso, e foi esta outra capacidade que a colocou em confronto com autoridades militares e judiciais. Em 1941, durante uma reunião mediúnica, ela recebeu a informação que o Encouraçado HMS Hood, pertencente à Marinha Real Inglesa, tinha sido afundado. O afundamento realmente tinha ocorrido, mas a notícia ainda não tinha chegado ao conhecimento do público. Dois anos depois ela anunciou o afundamento de outro navio de guerra, desta vez foi o HMS Barham; a Marinha somente anunciou tal ocorrência três meses depois.
A partir destes dois acontecimentos sua vida mudou completamente. Na noite de 19 de janeiro de 1944, ela estava reunida em Portsmouth, no sul da Inglaterra - é bom que se esclareça que aquela região era um alvo constante dos bombardeiros alemães -, durante a sessão ela foi interrompida por um policial que estava presente; ele tentou agarrar uma materialização, mas não foi rápido o suficiente. Como conseqüência, a policia levou Helen e mais três assistentes e os prendeu sob a acusação de vadiagem. Para tal denúncia bastaria ser paga uma multa de três

Relacionados