biocombustivel

Páginas: 14 (3412 palavras) Publicado: 9 de maio de 2014
2 BIOCOMBUSTIVEL


Brasil, Argentina e Colômbia são os únicos países latino-americanos considerados grandes produtores de bioetanol e biodiesel no mundo, de acordo com o último estudo sobre os bicombustíveis publicado pela Comissão Econômica para a América Latina e Caribe (CEPAL). (TN Petróleo) (1)
De acordo com o estudo, os biocombustíveis podem ser produzidos com uma vasta gama de produtosagrícolas e florestais. Desde 2000, a produção mundial cresceu a uma taxa anual de 10%, totalizando 90,187 milhões de litros em 2009. (TN Petróleo) (1)
Desse total, 82% é 18% de bioetanol e biodiesel, especifica o estudo regional sobre a economia dos bicombustíveis de 2010: questões-chave para a América Latina e no Caribe. O Brasil é o segundo maior produtor de bioetanol do mundo, 33,2 por centodo mercado, atrás dos Estados Unidos, responsáveis ​​por 54,7% da produção mundial, de acordo com os dados de 2009. A Colômbia, entretanto, estabelecido no décimo países produtores, com 0,4%. Argentina, por sua vez, é o segundo maior produtor de biodiesel, com 13,1% do mercado, mesmo depois dos Estados Unidos, liderou com 14,3%. Brasil ocupa o quinto lugar, com 9,7%. (TN Petróleo) (1)
Apesquisa da CEPAL lida com as políticas e regulamentações dos países no que diz respeito aos biocombustíveis, oportunidades e riscos, e as ligações com o meio ambiente e a segurança alimentar. "Hoje, a grande maioria dos países, tem algum tipo de política ou um instrumento para fomentar o seu desenvolvimento", diz o documento. No entanto, antes de embarcar em sua produção, o governo deve realizar umaanálise em profundidade e identificar os potenciais impactos ambientais e sociais, e as ligações com a segurança alimentar. (TN Petróleo)(1)







2.1 Impactos Ambientais


Enquanto alguns impactos são geralmente positivos, como redução das emissões de alguns poluentes atmosféricos, a natureza e magnitude dos impactos ambientais decorrentes da produção e consumo de bicombustíveis dependede vários fatores. Seguindo a abordagem analítica dos impactos do ciclo de vida ambiente podem ser associados com as seguintes etapas:
_Produção agrícola.
_Transporte e distribuição para a indústria.
_Transformação industrial.
_Transporte e distribuição para o consumo.
_Consumo.
Também é necessário considerar os impactos ambientais associados à produção de alguns insumos, como produção defertilizantes, componentes químicos do processo de máquinas industriais, agrícolas, etc. Alguns desses itens, mas não todos estão incluídos na estimativa total das emissões de gases com efeito de estufa. A Figura 1(3) mostra um Resumo dos impactos associados à produção e consumo bicombustíveis distinção entre os impactos globais e impactos do nacional / local.

GRAFICO 1(137)
Tabela 2a:Indicadores de Impacto Ambiental (3)


2.2 Etapa de produção agrícola


Quando a cultura está associada ao desmatamento, são produzidos impactos ambientais negativos da perda de biodiversidade, atribuição dos ciclos da água e da erosão. A gravidade desses impactos depende da magnitude da expansão de culturas e bens e os serviços ambientais que os ecossistemas afetados fornecem. Em alguns casos, osdanos podem ter dimensões regionais e até mundial. Quando o desmatamento é feito através da queima, bem impactos locais, eles liberam gases de efeito estufa. O teor médio de carbono na vegetação (excluindo a terra) de um hectare de floresta tropical é 120,4 toneladas (IPCC, 2000) liberação através da queima equivalente às emissões de CO2 provenientes da queima de 177 mil litros de gasolina.Políticas de apoio á substituição de combustíveis convencionais por bicombustíveis, em especial nos países desenvolvidos, estão gerando preocupações com prováveis aumento no ​​ímpactos sobre a expansão da fronteira agrícola nos países em desenvolvimento . Um estudo de 2005 da OCDE estima que a substituição de 10% de combustíveis fósseis por bicombustíveis nos os EUA, Canadá e União Européia (15...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Biocombustiveis
  • Biocombustiveis
  • Biocombustíveis
  • Biocombustíveis
  • Biocombustíveis
  • BIOCOMBUSTÍVEIS
  • Os biocombustiveis
  • Biocombustiveis

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!