TRABALHO DEFICIÊNCIA

Páginas: 54 (13321 palavras) Publicado: 18 de julho de 2015
RESUMO

Este trabalho vem tratar de um breve passeio pela historia mostrando os pontos mais marcantes sobre os deficientes físicos sofreram e sofrem com as descriminações que o mundo impõem a eles, Definimos também neste trabalho o que é um deficiente físico e como eles vivem, estudam os meios que utilizam para o seu aprendizado. O estudo apresenta a discussão sobre as possibilidades dodeficiente físico na pré escola, examinando as dificuldades que os alunos encontra nas salas de aula de ensino básico. Nesse sentido chama-se a atenção para as possibilidades de criar ambientes adaptados e equipamentos adequadro para os portadores de deficiência física podendo assim facilitar a mobilidade dos alunos nas atividades desenvolvidas em sala, utilizando tecnologias assistidas ou aumentativas,como engrossadores de lápis, apoios para os braços, tesouras adaptadas e quadros magnéticos. Respeitando sempre o tempo de aprendizagem de cada aluno. No Brasil, a Política Nacional de Educação Especial, na Perspectiva da Educação Inclusiva, assegura acesso ao ensino regular a alunos com deficiência (mental, física, surdos e cegos), com transtornos globais do desenvolvimento e a alunos com altashabilidades e superdotação, desde a educação infantil até à educação superior. Na perspectiva da Educação Inclusiva, outras racionalidades estão surgindo sobre a aprendizagem. Fazendo uso da concepção Vygostskyana principalmente, entende que a participação inclusiva dos alunos facilita o aprendizado para todos.Por fim este trabalho fara muitas pessoas a mudarem seus conceitos sobre os deficientesmostrando assim o verdadeiro sentido de educação ao deficiente físico.
Palavras-Chave: Deficiência física; Inclusão; Educação.






INTRODUÇÃO

A condição das pessoas com deficiência é um terreno fértil para o preconceito em razão de um distanciamento em relação aos padrões físicos e intelectuais que se definem em função do que se considera ausência, falta ou impossibilidade, sendo baseada apenasem um aspecto ou atributo da pessoa, tornando a diferença uma exceção. O indivíduo que apresenta alguma deficiência é em muitos casos exposto a situações de agressão e violência, geradas basicamente pelo preconceito.
Neste contexto, persiste a idéia de que estas pessoas seriam “anormais” ou “limitadas”, fato que inclusive faz com que o deficiente tenha dificuldades para se inserir no mercado detrabalho. Além disso, existem relatos mostrando na escola a existência de práticas discriminatórias, como o bullying.
Na pesquisa na área de deficiência existem imprecisões dos conceitos, com variações relacionadas ao modelo médico e ao modelo social, que resultam em dificuldades na aplicação e utilização do conhecimento produzido. Evidencia-se, assim, a importância de esclarecer melhor essaconceituação, identificando pontos comuns e divergentes das principais posições teóricas.
Este trabalho procura esclarecer os conceitos de deficiência, incapacidade e desvantagem, tomando resumo algumas dificuldades da pesquisa e da prática na área da deficiência estão relacionadas à imprecisão dos conceitos, que acarreta problemas na aplicação e na utilização do conhecimento produzido em diversospaíses. São discutidos os conceitos de deficiência, incapacidade e desvantagem, tomando como ponto de partida o documento do Secretariado Nacional de Reabilitação da Organização Mundial da Saúde e fazendo uma análise de publicações recentes sobre esse tema. Leituras e discussões dessas publicações possibilitaram seu agrupamento com referência a: conceituação, ampliação de conceitos, modelos teóricos esuas implicações. Foram também analisados as divergências, convergências e o alcance dos textos referidos, reafirmando a importância de sabermos como trabalhar na área da deficiência para favorecer a proximidade entre as pessoas e a comunicação entre os deficientes físicos.
Na busca de uma sociedade mais interativa nos deparamos com a acessibilidade um fator integrante do processo inclusivo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Trabalho Deficiencias
  • Deficiencia no trabalho
  • Deficiência auditiva
  • Trabalho Deficiencia F sica
  • Trabalho deficiência física
  • Trabalho sobre deficiências
  • Proteção do trabalho ao portador de deficiência
  • MERCADO DE TRABALHO PARA A PESSOA COM DEFICIENCIA

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!