Trabalho Deficiencia Andressa2

2231 palavras 9 páginas
INTRODUÇAO:
O presente trabalho tem por objetivo apresentar a trajetória das políticas sociais voltadas para o deficiente. As quais abordam o direito a educação, saúde, trabalho, benefícios previdenciários. A concretização destas políticas, a conscientização e o envolvimento da sociedade. O assunto é de grande importância para os academicos de serviço social, uma vez que, através desse estudo, discutir-se-á princípios basilares de nosso ‘estado democrático’ de direito, o princípio da igualdade, além de se analisar a questão, de não menos importância, da sua aplicabilidade prática, efetiva, buscando demonstrar que de nada servem os princípios se estes se mantiverem na dimensão virtual do desejo, da construção mental apenas, não sendo trazidos à concretude das atividades práticas sociais do cotidiano, a fim de traduzirem-se, assim, em elementos palpáveis de mudança social.
DESENVOLVIMENTO:
A política de inclusão social das pessoas com deficiência existe desde a Constituição de 1988, que originou a Lei n° 7.853/1989, posteriormente regulamentada pelo Decreto n° 3.298/1999. Esses documentos nacionais, junto a outros, com destaque para as Leis n° 10.048 e 10.098, de 2000 e o Decreto n° 5.296/2004, estava denotavam a inserção do tema na qual a sustentação de leis nacionais. Mas, o âmbito jurídico passou por várias conquista, o país passou a aumentar as suas ações para dar uma nova forma para o assistencialista até então preponderante em um novo padrão a ser seguido, em que as pessoas com deficiência passam a exercer a posição de atores principais de sua própria liberdade de cidadania. No Brasil, à época da ratificação da Convenção, já contava com um grande número de leis, decretos e normativos voltados à proteção da pessoa com deficiência.
Para maiores indagações pertinentes, temos que entender o conceito de deficiência: Sao aquelas pessoas que têm impedimentos de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, os quais, em interação com diversas

Relacionados

  • Plano Politico Pedagogico
    7154 palavras | 29 páginas