Tipos de Cartas

Páginas: 3 (533 palavras) Publicado: 8 de abril de 2014
ORIGEM DAS CARTAS - A palavra carta vem do latim charta, chartae ou carta, cartae: folha de papiro preparada para receber a escrita. As cartas já eram tradição desde a Idade Antiga, os primeirosregistros foram criados ,provavelmente para que os mercadores fizessem contas, onde a origem da carta , érelacionada a própria necessidade do homem em se comunicar.
Mesmo sem se saber a época de origemdo primeiro jornal, é atribuída esta invenção, por historiadores de todo o mundo, ao imperador romano Júlio César. A fim de que o povo fosse informado a respeito da expansão do Império, com ressalvasaos seus atos e conquistas, César criou, em 59 a.C., a Acta Diurna: publicação oficial considerada o primeiro jornal impresso. E assim Surge os chamados “correspondentes imperiais”, que podem serconsiderados os primeiros indicios das cartas, logo depois as cartas foram assumindo um caráter mais amplo com os mensageiros da Idade Média, que percorriam diversos trechos transmitindo mensagens,lacradas com o selo real, feito com cera e a impressão do anel do rei, com o brasão de sua família.
Atualmente a carta é o elemento postal mais importante, é um meio de comunicação visual, constituídapor algumas folhas de papel fechadas em um envelope, que é selado e enviado ao destinatário da mensagem através do serviço dos Correios.
Esse é um tipo de texto que se caracteriza por envolver umremetente e um destinatário. É normalmente escrita em primeira pessoa, e s
sempre visa um tipo de leitor.

Características: É necessário que se utilize uma linguagem adequada com o tipo dedestinatário e que durante a carta não se perca a visão daquele para quem o texto está sendo escrito.
Dependendo do leitor há até mesmo tratamentos específicos, no caso de autoridades como o papa (VossaSantidade), o juiz (Meritíssimo), o presidente (Vossa Excelência), entre outros.
Há algumas características que marcam esse tipo de texto:
Local e Data
Destinatário
Saudação
Interlocução com o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Procedimento Carta de controle tipo U
  • Cartas formais e informais, e tipo e forma de frases
  • Carta
  • carta
  • Carta
  • carta
  • carta
  • a carta

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!