Teoria x e y

Páginas: 3 (652 palavras) Publicado: 23 de maio de 2013
Universidade Federal do Amazonas




Administração
de Recursos Humanos I



Aluna: Joseane Batalha
Matrícula: 20510524

















Manaus 2007
TEORIA X e Y
(Douglas McGregor)
O comportamento das pessoas tem relação direta com as convicções e estilos utilizados pelos administradores. As teorias X e Y, apresentam certas convicções sobre a maneira pela qual aspessoas se comportam dentro das organizações.
Teoria X
É a concepção tradicional de administração e se baseia em convicções errôneas e incorretas sobre o comportamento humano, do jeito similar que aAdministração Científica de Taylor, a Clássica de Fayol e a Burocrática de Weber. Caracteriza-se por ter um estilo autocrático, levando as pessoas a fazerem exatamente aquilo que a organizaçãopretende que elas façam independentemente de suas opiniões e objetivos pessoais. As convicções sobre o comportamento humano são as seguintes: o homem é indolente e preguiçoso por natureza, ele evita otrabalho, falta-lhe ambição, não gosta de assumir responsabilidades, é egocêntrico e a sua própria natureza o leva a resistir às mudanças, a sua dependência o torna incapaz de autocontrole e autodisciplina.Em função dessas concepções e premissas a respeito da natureza humana, a teoria X reflete um estilo de administração duro, rígido e autocrático que se limita a fazer as pessoas trabalharem dentro decertos esquemas e padrões previamente planejados. Um administrador que imponha arbitrariamente e de cima para baixo um esquema de trabalho e passe a controlar externamente o comportamento de trabalhode seus subordinados, estará fazendo teoria X. O fato de ele impor autocraticamente ou impor suavemente não faz diferença segundo McGregor.
A teoria X se fundamenta em uma série de pressuposiçõeserrôneas acerca do comportamento humano e adota um estilo de administração onde a fiscalização e o controle externo rígido constituem mecanismos para neutralizar a desconfiança da empresa quanto às...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A teoria x e Teoria y
  • A teoria x e a teoria y
  • Teoria x e teoria y
  • TEORIA X E TEORIA Y
  • Teoria X e teoria Y
  • Motivação
  • Resumo teoria x e y
  • teoria x e y

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!