Teoria Geral Administrativa

Páginas: 13 (3023 palavras) Publicado: 8 de abril de 2014
ABORDAGENS DE ADAPTAÇÃO DAS ORGANIZAÇÕES

O Conceito de Processo de Adaptações das Organizações
Após revisão dos numerosos ‘modelos de processo’ que têm sido propostos na literatura de administração estratégica indica que o termo ‘processo’ vem sendo usado sob diferentes perspectivas. A primeira sugestão para o estudo do processo estratégico é reduzir a confusão da literatura, para osautores Van De Vem e Aldrich três significados são frequentemente utilizados.
a) Lógica da relação casual entre variáveis dependentes e independentes;
b) Categoria de conceitos ou variáveis que se referem a ações individuais ou organizacionais; e
c) Seqüência de eventos que descreve como as coisas mudam ao longo do tempo.
O modelo input-processo-output, a primeira definição – Processo lógicobusca esclarecer a relação casual entre as entradas e os resultados. No entanto, para alguns estudiosos este processo parece ser restritivo e irrealista no que tange a ordem e a seqüência em que os eventos ocorreram na organização.
A segunda definição, é a mais utilizada de processo, e, está relacionada a (conceitos de ações individuais e/ou organizacionais), tais como: freqüência decomunicação, o fluxo de trabalho, as técnicas de tomada de decisão concernentes a formulação de estratégia, implementação e constituição de organizações.
A terceira e última definição do processo ressalta-se a seqüência dos eventos e/ou atividades que descrevem como as coisas mudam no tempo ou representam um padrão de transição cógnita em relação a uma entidade.

Teorias do Desenvolvimento e doProcesso de Mudança Estratégica
Vários estudiosos realizaram uma revisão das teorias avaliáveis para explicar o processo de desenvolvimento definido em relação à seqüência de mudanças nos eventos que revelam a duração das entidades existentes – de formulação, implementação, crescimento, adaptação e conclusão.
Foram Identificadas vinte diferentes teorias do desenvolvimento e da mudança e asclassificaram em quatro famílias básicas de teorias:

Ciclo de Vida:

É muito utilizada para a compreensão do desenvolvimento, assumindo que a mudança é iminente. As progressões neste processo podem ser unitárias, cumulativas e conjuntivas, requerendo uma seqüência histórica específica de eventos.
Teleológica:

Baseia-se na suposição de que o desenvolvimento de entidades é proposital e adaptativo, nãoassumindo uma necessária seqüência de eventos.
Dialética:

Mostra que as tensões entre as forças evolucionárias e revolucionárias têm a propensão organizacional para o crescimento.
Evolução:

A mudança ocorre em um processo contínuo de variação, seleção ou retenção.

Abordagem da Ecologia Populacional
O modelo de ecologia populacional, baseado no modelo de seleção natural da ecologiabiológica, procura explicar as mudanças organizacionais a partir da ánilese da natureza e da distribuição dos recursos no ambiente. As pressões do ambiente tornam a competição por recursos a força central nas atividades organizacionais.
A perspectiva de dependência de recursos procura enfocar as táticas e as estratégias usadas pelos dirigentes na administração de seus ambientes tão bem quanto suasorganizações. Os três estágios variação, seleção e retenção constituem um modelo geral de mudança organizacional para explicar como as estruturas organizacionais são criadas, e difundidas por toda a população.
A variação dentro de e entre as organizações, segundo Freeman e Hannan, é o primeiro passo para a mudança organizacional.
Dois tipos de variação podem criar a possibilidade de pressõesexternas de seleção afetando o rumo da mudança organizacional.
Primeiro, existem variações entre organizações em sua forma total – entre indústrias, dentro de indústrias, entre o setor público e o privado, e nas comunidades locais.
Em segundo lugar, as variações dentro das organizações podem provocar mudanças, transformações ou crescimento.
De acordo com o modelo de ecologia populacional, a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Teoria Geral da Organizacao Administrativa
  • Teorias administrativas
  • teorias administrativas
  • Teorias administrativas
  • Teorias administrativas
  • Teoria Administrativa
  • Teorias administrativas
  • Teoria administrativas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!