lenda ximanga

Páginas: 2 (346 palavras) Publicado: 8 de abril de 2014
LENDA XIMANGA: " A MÃE DA MATA DO CAPIMTUBA"
A Mãe da Mata é o espírito que protege as florestas amazônicas. Passa o dia distraída e com o canto dos pássaros e do macaco guaribase diverte tecendo arumã e curimbó.

Caçador que entra na mata a procura do seu alimento, a mãe da mata não se incomoda.

Mas na mata tem que ter respeito com os animais, a mãe damata fica irritada quando entra gente nas matas e mata bicho sem precisão.

Mãe da mata disse que bicho só se mata pra comer e não pra jogar fora.

Homem que derruba árvore,queima mato, coloca “bofete” e “cossôco” na mata, hum! É inimigo numero um da Mãe da mata.

Quando pessoas entram na mata com intenção de prejudicar os animais, o espírito protetor dafloresta faz as pessoas se perderem dentre os matos, as pessoas rodam, rodam, rodam e continuam sempre no mesmo lugar, ficam perdidos na mata, e embrenhados nunca mais voltam pracasa.

Em Alenquer, tem uma Mãe da Mata que mora bem na floresta fechada da região do “Capintuba”, dizem que muita gente já ficou perdida lá!

Seu Arinaldo (morador da localidadeCarmo) já se livrou da Mãe da Mata uma vez, entrou no mato para caçar e passou a noite inteira andando, não encontrava caça e nem o caminho de volta para casa, o claro do dia nuncachegava, percebeu que estava guarnecido pela protetora da mata.

Sentou-se na folhagem seca, pensou e de repente... Levantou-se nas carreiras e saiu amarrando várias pontas de galhosde árvores, o matagal virou um reboliço, terra revirada, passarinhos zoados e sem rumo se batiam uns nos outros.

A guardiã ficou irritada e num forte assopro levantou umaventania que fazia os galhos se soltarem um a um, e no meio da poeira de areia e folha se descuidou do caçador, que, entre um caminho e outro, encontrou a saída do labirinto verde.
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Eu sou a lenda
  • eu sou a lenda
  • A lenda
  • lendas
  • Lendas
  • Eu sou a lenda
  • a lenda
  • Lendas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!