Elogio da loucura

Páginas: 4 (978 palavras) Publicado: 8 de abril de 2014
O autor

Desidério Erasmo, conhecido como Erasmo de Rotterdam. Nasceu em Rotterdam (1466), no condado da Holanda. Estudou no convento de Bois-le-Duc, depois ingressou no convento agostiniano deSteyn. Consagraou sacerdote em 1492. Como secretário do bispo de Cambrai esteve em Roma e depois obteve permissão para ir estudar em Paris, onde recebeu o grau de doutor em teologia.

A convite,parte para a Inglaterra, animado por conhecer Oxford. Lá, torna-se amigo de Thomas More ou Morus. Sob influência de More e de John Colet, Erasmo começa a conceber o projeto de restaurar a teologia.

Em1509 na casa de More, escreve a obra "Elogio da loucura" que pretende criticar os costumes dos homens sem atacar ninguém pessoalmente.

Sempre envolvido com a questão religiosa, foi contemporâneo deMartinho Lutero (biografia aqui), no qual de certa forma influenciou a reforma, apesar de ser contrário em muitos aspectos dela.

Sempre erudito e vivendo em tempos de conflitos religiosos epolíticos, Erasmo tenta impor seu pensamento, fundamentado na tolerância e no ideal do internacionalismo. Foi um grande crítico da escolástica.


A época

Uma importante observação para entender o livroé a época em que foi escrita: "A Resnascença", fins do século XIV e começo do XVII e o humanismo, movimento intelectual que germinou durante o século XIV, no final da Idade Média.


A DeusaErasmo cria uma deusa de nome "Loucura", responsável segundo ele pela felicidade do mundo. Filha de Plutão, deus da riqueza, nasceu do prazer e o amor livre.

A mistura com referências a mitologiagrega, filosofos e poetas desta época é forte e serve de base para Erasmo passear com suas idéias e de crítica a sociedade.

A "Deusa Louca" de Erasmo é que dá prazer ao mundo, principalmente aosestúpidos e preguiçosos. Por isso ela não gosta dos intelectuais e erutidos. Acredita que o mundo fica triste com eles, Erasmo real é intelectual e erudito, faz se então uma ironia com a sociedade que...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Elogio da loucura
  • O elogio da loucura
  • Elogio da loucura
  • Elogio a loucura
  • Resenha Elogio Da Loucura
  • Resumo: Elogio da Loucura
  • Relat Rio Elogio A Loucura
  • o elogio da loucura resumo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!