talita

Páginas: 5 (1230 palavras) Publicado: 24 de novembro de 2013
Catalisador
A catálise é a mudança de velocidade de uma reação química devido à adição de uma substância (catalisador) que praticamente não se transforma ao final da reação. Os aditivos que reduzem a velocidade das reações se chamam inibidores. Os catalisadores agem provocando um novo caminho reacional, no qual tem uma menor energia de ativação.
Existem dois tipos de catálise: homogénia, naqual o catalisador se dissolve no meio em que ocorre a reação, e neste caso forma um reativo intermediário, que se rompe; e heterogénea, em que se produz a adsorção dos reagentes na superfície do catalisador; a catálise heterogénea é frequentemente bloqueada por impurezas denominadas 'venenos'
Catalisador é toda e qualquer substância que acelera uma reação, diminuindo a energia de ativação,diminuindo a energia do complexo ativado, sem ser consumido, durante o processo. Um catalisador normalmente promove um caminho (mecanismo) molecular diferente para a reação. Por exemplo, hidrogenio e oxigenio gasosos são virtualmente inertes à temperatura ambiente, mas reagem rapidamente quando expostos à platina, que por sua vez, é o catalisador da reação.
Catalisadores sintéticos comerciais sãoextremamente importantes. Aproximadamente um terço de todo material do produto nacional bruto dos Estados Unidos envolve um processo catalítico em alguma etapa entre a matéria-prima e os produtos acabados. Como um catalisador torna possível a obtenção de um produto final por um caminho diferente (por exemplo, uma barreira de energia mais barata), ele pode afetar tanto o rendimento quanto a seletividade.O catalisador pode diminuir a energia de ativação, aumentando assim a velocidade da reação. Catalisadores têm amplo emprego na indústria, por exemplo no processo de fabricação de ácidos (como ácido sulfúrico e ácido nírico), hidrogenação de óleos e de derivados do petróleo. Todos os organismos vivos dependem de catalisadores complexos chamados enzimas que regulam as reações bioquímicas.
Aocontrário do que se possa imaginar, a temperatura não funciona como catalisador, apesar de, o aumento desta acelerar a reação. Porém, entende-se por catalisador, aquele composto que acelera a reação química diminuindo a energia de ativaçao da mesma, o que não ocorre com a elevação da temperatura, que propicia um aumento da energia do meio reacional e não uma diminuição da energia de ativação.
Nacatálise homogénea:
· Os reagentes e o catalisador encontram-se na mesma fase, geralmente é líquida;
· Acelera o processo de reação;
· A reacção evolui através de espécies intermédios com menor energia de activação;
· A reacção tem mais do que um passo;
· Os metais de transição estão normalmente envolvidos.
Exemplos de catalisadores usados na catálise homogénea:
· Iões de metais detransição;
· Complexos de metais de transição;
· Ácidos e bases inorgânicos;
· Enzimas.
Na catalise heterogénea:
· O catalisador e os reagentes/produtos encontram-se em fases diferentes;
· Acontece em lugares activos da superfície do catalisador;
· Os gases são adsorvidos na superfície do catalisador, formando ligações fracas com os átomos metálicos do catalisador.
Exemplos de catalisadores queentram na catálise heterogénea:
· Os metais de transição;
· Óxidos de metais de transição;
· Zeólitos;
· Sílica/alumina.

Um exemplo muito usado de catálise, é quando a tromboplastina com íons de cálcio catalisa a reação de conversão de uma proteína sanguínea, a protrombina em trombina. Após outros processos, forma-se o coáguolo



O Conversor Catalítico ou catalisador foi umaimportante inovação tecnológica incorporada ao Sistema de Exaustão Automotivo, responsável por reduzir em até 95% a poluição causada pelos automóveis. Os gases da combustão, altamente tóxicos, afetam diretamente a saúde e qualidade de vida das pessoas.
O catalisador automotivo foi desenvolvido na década 70 para as montadoras americanas. No Brasil o catalisador só foi adotado vinte anos mais tarde...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Talita
  • Talita
  • talita
  • Talita
  • Mostra Talita
  • ATPS TALITA
  • ATPS TALITA
  • Talita Vaz

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!