Solos

Páginas: 4 (998 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
Consistência do solo é a resistência de um material à deformação ou ruptura, ou o grau de coesão e adesão da massa do solo. É o termo usado para designar as manifestações das forças físicas decoesão e de adesão entre as partículas do solo, conforme variação dos graus de umidade. Esse termo, diz respeito às atrações entre as partículas sólidas do solo, que se manifestam tão logo a massa do soloseca, úmida e molhada é posta aos efeitos de deformação, separação ou ruptura.
A consistência do solo abrange um campo de ocorrência de propriedades como: resistência à compressão, tenacidade,friabilidade, plasticidade, etc., dependentes da manifestação de:
Coesão: força ou atração presente na interface líquido-líquido (ocorre entre partículas sólidas revestidas por películas líquidas) ousólido-sólido (ocorre entre as partículas de solo seco).
Adesão: força ou atração presente na interface sólido-líquido.
Observações de campo e investigações experimentais evidenciam que a consistência dossolos varia com o conteúdo de umidade, bem como com a textura, com a matéria orgânica, com a quantidade e natureza do material coloidal, com a estrutura e com o tipo de cátion adsorvido.
De acordocom o grau de umedecimento do solo, podem ocorrer as seguintes formas de consistência:
1. CONSISTÊNCIA DO SOLO SECO
Um solo está seco quando o conteúdo de umidade está em equilíbrio com o ar ambiente,em tempo seco. A consistência do material do solo quando seco é caracterizada pela Dureza ou Tenacidade, ou seja, pela rigidez, quebrajosidade, fragilidade, máximo de resistência à ruptura, maior oumenor susceptibilidade ao esmagamento e fragmentação, impossibilidade do material fragmentado de agregar-se outra vez, quando comprimido.
No campo, a avaliação dessa consistência é feita pelaresistência à ruptura, oferecida por pequenas porções de terra seca (unidades estruturais ou fragmentos de terra), entre o polegar e o indicador. Assim temos:
Solto: não coerente entre o polegar e o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • solos
  • Solos
  • solos
  • O solo
  • solo
  • Solos
  • Solo
  • Solos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!