Resumo da 1 parte do livro o banquete

Páginas: 6 (1427 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
RESUMO DOS 5 PERSONAGENS: Eros: deus do amor.

DISCURSO DE FEDRO:
Fedro fala de Eros, o deus do amor e de sua origem e importância. Segundo ele o sentimento de amar deve reger toda conduta nossa para se viver honestamente, pois, as boas ações ligam-se com o amor. Fedro supõe a possibilidade de formar um estado composto apenas por amantes e amados, esse estado teria uma constituição políticainsuperável, porque ninguém praticaria ações desonestas. Por fim, ele fala do auto sacrifício por amor, e suas vantagens, e dá o exemplo de Alceste, filha de Pélias, que morreu no lugar do seu marido, por amor. Por sua coragem, Alceste, teve a permissão dos deuses para sair do Hades, a casa dos mortos. Em sua concepção ele acredita que os deuses honram as atitudes inspiradas pelo amor, admirando erecompensando. Logo, o amante, aquele que comete o sacrifício por amor, está mais perto dos deuses do que o amado, porque é possuído por um deus.
DISCURSO DE PAUSÂNIAS:
Pausânias afirma que Eros não é um deus só, por este ser

inseparável de Afrodite que é dividida em duas: a Afrodite mais velha e sem mãe, filha de Urano, Urânia, a celestial e a Afrodite mais nova, filha de Zeus e Dione,Pandêmia, a popular. Logo, existem dois Eros também, e era preciso tomar conhecimento de cada um deles para saber qual deve ser louvado.
A divisão do Eros, para ele seria assim:
O Eros da Afordite popular desconhece as regras e amam o homens vulgares e inferiores, amam mais o corpo do que o espírito e são tomados por luxúria. Os seguidores desse Eros são os amantes vulgares, pois esse amor não éduradouro, eles se prendem a alguém e quando este alguém envelhece e perde a beleza, são abandonados.
O Eros da Afrodite celestial, esta que é mais velha e não excede na luxúria, amam o sexo masculino que é mais forte e inteligente, não amam as crianças e sim os adolescentes que despertam sua inteligência na puberdade; Os servidores desse Eros acreditam e estão preparados para uma união duradourasem simples seduções, enganações e abandona repentino.
Pausânias acredita que uma lei que proibisse amar as crianças deveria ser vigorada, pois não se pode prever o que um menino virá a ser quando crescer, se bom ou mau e que a mesma lei deveria ser imposta aos amantes vulgares, que já são obrigados a não amarem as mulheres livres. Os amantes vulgares desacreditam no amor ao ponto de muitaspessoas afirmarem que é indigno conceder-lhes favores e ainda existe uma lei que permite ao amante cativar o amado, proceder livremente e praticar todo o tipo de extravagância, suplicar como mendigos rebaixar-se num ato de servidão voluntária repugnante. Os deuses concedem toda liberdade ao amante, e aprova é o costume dos jovens de Atenas, quem amam ilegitimamente.
Seria preciso que não houvesse porparte das pessoas uma entrega imediata ao amante, é necessário que se dê tempo ao tempo, pois o tempo desfaz as ilusões, não é conveniente ceder riquezas como segurança de durabilidade do amor, tais atitudes não dão oportunidade do nascimento de um amor nobre.
É honesto conceder favores ao amante, quando estes não contrariem a justiça e visem ajuda-lo e torna-lo sábio. Caso o contrário se alguémse entrega por cobiça, esta entrega é desonesta.
Por fim, Pausânias chega a conclusão, que o amor de Afrodite celeste possui inúmeros benefícios, por ser inspirados na procura do amante e do amado a virtude da sabedoria e que o restante dos amores nascem da Afrodite popoular.


DISCURSO DE ERIXÍMACO:
Erixímaco concorda com o discurso de Pausânias, mas acredita que o deus Eros não se ocupaapenas com a alma dos homens, mas sim de todos os seres estendendo seu império por todas as coisas divinas e humanas.
Erixímaco era médico e seu discurso, em primeiro lugar fala da medicina como a natureza dos corpos: o sadio e o doente, onde um Eros reina na parte sabia e o outro na parte doente, assim como Pausânias distinguiu o amante bom e o amante mau. Fazer medicina para Erixímaco era...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • livro banquete resumo
  • resumo do livro Aprender antropologia Laplatine parte 1
  • Resumo do Livro Leviatã Parte 1 e 2
  • resumo da parte 1 do livro Cultura: Um Conceito Antropológico
  • Resumo do livro o banquete de platão
  • Resumo do livro "O Banquete" de Platão
  • Resumo do livro o Banquete
  • Resumo do livro"o banquete"Platão

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!