Sistemas Embarcados

Páginas: 16 (3847 palavras) Publicado: 25 de janeiro de 2015
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE


WAGNER DE MENESES AZEVEDO
AUGUSTO MATEUS SANTOS MATIAS
RICARDO PEREZ GALINDO


SISTEMAS EMBARCADOS







ARACAJU
2014

WAGNER DE MENESES AZEVEDO
AUGUSTO MATEUS SANTOS MATIAS
RICARDO PEREZ GALINDO


SISTEMAS EMBARCADOS


Trabalho apresentado a UFS como pré-requisito para obtenção da nota da disciplina métodos e técnicas de pesquisa.Professor: André Brito de Carvalho.




SUMÁRIO


1. Introdução. 3
2. Tema. 4
3. Trabalhos relacionados. 10
4. Conclusão. 15










1. Introdução.


Sistemas embarcados são sistemas independentes feitos para executar uma tarefa. O objetivo deste trabalho é passar conhecimento sobre sistemas embarcados, mostrar os trabalhos relacionados a esses sistemas e fazer umaanálise crítica sobre eles.


Introduction.


Embedded systems are independent systems designed to perform a task. The objective of this work is to pass knowledge on embedded systems, show the works related to these systems and make a critical analysis on them.






2. Tema.


A tendência futura é embarcar inteligência em equipamentos. Sistema embarcado (SE), também chamado desistema embutido, é um sistema completo e independente que é feito para realizar apenas uma tarefa, e realiza a mesma melhor que computadores que não foram programados para tarefas específicas, como os computadores de mesa, por exemplo. O usuário não tem acesso ao programa do dispositivo, poderá apenas interagir com o equipamento.
Apesar de geralmente não ter flexibilidade para executar tarefas paraas quais não foram programados, existe o FPGA, que é um sistema embarcado que pode ser programado para executar praticamente qualquer função. Caso contrário, a única flexibilidade é no caso de um upgrade de novas versões, fazendo que o sistema possa ser reprogramado para melhorias, o que geralmente é feito pelos fabricantes, não pelos usuários.
O “cérebro” que gerencia todo esse sistema é ummicroprocessador ou microcontrolador. Quem cria SE pensa em para qual fim será usado e qual a melhor maneira de adequá-lo ao mesmo, quem usa pensa na praticidade, no quão será menor, e no baixo consumo de energia.
O software de sistema embutido (também chamado de firmware) invés de ser armazenado em disco rígido é armazenado em memória ROM ou memória flash. Muitas vezes os sistemas embarcados têmmuitas limitações em seus componentes se comparados com os computadores de mesa, como a ausência de teclado, de tela, ou pouca memória. Possuem algoritmos complexos e interfaces para comunicação com outros dispositivos.
As aplicações em dispositivos de comunicação são mais comuns e tem grande potencial de venda de sistemas embutidos. Não são sistemas de hard real-time, portanto pequenos atrasosna execução destes aplicativos não causam problemas graves. Celulares: são embarcados parecidos com computador pessoal. Eles não fazem apenas ligações telefônicas, também processam voz, vídeo e imagem, tem aplicativos para se conectarem com a Internet, GPS, jogos e editores de texto. Moduladores e demoduladores de sinal: possuem funcionalidades específicas na interconexão de mídias de comunicaçãocom sinais diferentes. Switchs, roteadores e hubs: aplicativos usados para fazer interconexão e comunicação de dispositivos em rede (processamento de sinais). Televisores digitais: fazem processamento de imagem e vídeo usando sinal digital.
Uma das principais áreas que se beneficiam com sistemas embarcados é a medicina. Até porque envolve questões de dispositivos para funcionar em tarefasespecíficas e hard real-time (se alguma tarefa não for executada dentro do tempo desejado ocorrem consequências graves), coisas que são próprias de SE. Raio-X cirúrgico e tomografia: o processamento de imagem, vídeo e o controle de emissão de radiações é feito através de sistemas embarcados. Eletrocardiógrafo: o sistema embutido é usado para processar a variação de sinais do coração e também faz o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Sistemas Embarcados
  • Sistemas embarcados
  • SIstemas Embarcados
  • Sistemas Embarcados
  • sistemas embarcados
  • sistemas embarcados
  • Sistemas Embarcados
  • Sistemas Embarcados

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!