Sistemas Embarcados

Páginas: 6 (1286 palavras) Publicado: 11 de setembro de 2014
Instituto Federal de São Paulo
Informática para Internet





Julio Cesar
Leandro Rodrigues
Lucas Gama
Vitor Hugo










Sistemas Operacionais Embarcados





















Guarulhos / São Paulo
17/04/2014

Julio Cesar
Leandro Rodrigues
Lucas Gama
Vitor Hugo










Sistemas Operacionais Embarcados


Trabalho solicitado peladisciplina de
Sistema Operacionais, sob Orientação
da Professora: Marta Cardoso.






















Guarulhos / São Paulo
17/04/2014


SUMÁRIO:

























1 HISTORICO

Os primeiros sistemas embarcados Foram Incicialmente desemvolvidos para guiar misseis, mas o primeiro reconhecido foi o Apollo Guidance Computer, desenvolvidopor Charles Stark Draper (Engenheiro responsavel pelo sistema de navegação do foguete). O computador de guia, que operava em tempo real, era considerado o item mais arriscado do projeto Apollo.


1.1 Visão Geral

Um sistema embarcado ou sistema embutido é um sistema microprocessado no qual o computador é completamente dedicado ao dispositivo ou sistema que ele controla. A principaldiferença é que, ao contrário de um PC, eles se limitam a executar bem uma única tarefa, de maneira contínua e, na maioria das vezes, sem travamentos e panes.

Em geral tais sistemas não podem ter sua funcionalidade alterada durante o uso. Caso queira-se modificar o propósito é necessário reprogramar todo o sistema.

A interconectividade e interoperabilidade são dois fatores-chave que vêm ganhandoimportância em relação aos sistemas embarcados. Com o advento dos computadores pessoais e das redes de interconexão, tanto locais quanto globais, como a Internet, os sistemas embarcados estão deixando de serem projetados como dispositivos isolados para se tornarem parte dessas redes de modo a facilitar a troca de informações para atingir objetivos comuns ou simplesmente facilitar seu controle àdistância por seus usuários.



1.2 PDAs e Celulares

Da necessidade de construir computadores de tamanho tão pequeno que coubessem no bolso, sendo levados a qualquer lugar para cumprir funções básicas de agenda e tarefas de escritório, surgiram os PDAs (Assistente Pessoal Digital). Essa característica acabou sendo fundamental para o sucesso da plataforma, já que os aparelhos podiam ser simples,leves e baratos.

Apesar de ser um equipamento pequeno e com recursos de memória RAM e armazenamento reduzidos, esses aparelhos precisavam de um Sistema Operacional para gerenciar todas as suas aplicações, tal como um computador convencional. O primeiro sistema a ficar famoso a tal ponto de seu nome está associado aos PDAs foi o Sistema Operacional da Palm, o Palm OS.





1.3 ComputadoresWearable ou Ecto Computadores

Wearable computers são aqueles que levamos conosco de uma forma natural, sem causar incômodos quer pelo peso, forma, ou posição de uso. Para isso eles devem poder ser usados quando estamos em movimento e com pelo menos uma das mãos livres. Eles devem estar sempre disponíveis, ou seja, devem estar num estado que garanta pronta resposta a qualquer instante. Alémdisso, embora a tendência seja fazer com estes equipamentos tenham algum poder de decisão (inteligência artificial), eles devem sempre permitir o controle do usuário.

No Brasil estes sistemas vêm sendo chamados de computadores vestíveis. Entretanto a palavra vestível não determina bem esta classe de computadores. Vestível lembra roupa e não inclui implantes de computadores na pele e no corpo,óculos especiais, ou agendas eletrônicas. Um termo mais apropriado poderia ser ectocomputador, ou seja, computador do corpo.

Várias companhias estão desenvolvendo ou utilizando os ectocomputadores. A Boeing, por exemplo, é uma grande usuária deste computadores. O Navigator 2, desenvolvido pela Carnegie Mellon University, está sendo usado pela Boeing e pela força aérea americana para agilizar a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Sistemas embarcados
  • SIstemas Embarcados
  • Sistemas Embarcados
  • sistemas embarcados
  • sistemas embarcados
  • Sistemas Embarcados
  • Sistemas Embarcados
  • Sistemas Embarcados

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!