SIstemas Embarcados

Páginas: 15 (3616 palavras) Publicado: 3 de janeiro de 2015
SISTEMAS EMBARCADOS
Definição;
Colocar capacidade computacional dentro de um circuito integrado, equipamento ou sistema: esta é uma definição para o que é um sistema embarcado. Note que um sistema como este deve ser mais do que um simples computador, ou seja, é um sistema completo e independente, mas preparado para realizar apenas uma determinada tarefa.
O usuário final não terá acesso aoprograma que foi embutido no dispositivo, mas poderá interagir com o equipamento através de interfaces como teclados, displays, etc., desde que o sistema tenha sido projetado para tanto.
Diferente dos computadores, que rodam sistemas operacionais como base para que outros aplicativos diversos sejam instalados e utilizados (cada um para uma aplicação diferente), os sistemas embarcados são construídospara executar apenas uma tarefa pré-determinada. Muitas vezes não têm flexibilidade (e software e de hardware que lhes permita fazer outras tarefas quaisquer que não sejam aquelas para as quais foram desenhadas e desenvolvidos. A única flexibilidade permitida e desejada é no caso de um upgrade de novas versões, fazendo com que o sistema possa ser reprogramado, geralmente com correções ou novasfunções que os tornem melhor. Mas isto é feito sempre pelos fabricantes e quase nunca pelos usuários finais. Há então a necessidade de um "cérebro" que gerencie todo o funcionamento deste sistema. Um microprocessador ou microcontrolador é a opção ideal para esta função, uma vez que ambos têm a capacidade de fazer a leitura de sinais externos, executar programas com as tarefas a serem feita, processaros sinais e enviar para atuadores os resultados esperados. Quem programa e desenvolve sistemas embarcados costuma pensar neles como entradas, saídas, processamento, memórias, ambiente onde será utilizado, etc., Já o usuário final se preocupa apenas em como utilizar este sistema e o que ele agrega de valor a um produto, em termos de redução de custos, aumento de funcionabilidade, aumento dedesempenho, etc.



HISTÓRIA;
Nos primeiros anos dos computadores digitais na década de 1940, os computadores eram por vezes dedicados a uma única tarefa. Eram, entretanto, muito grandes para serem considerados embarcados. O conceito de controlador programável foi desenvolvido algum tempo depois.
O primeiro sistema embarcado reconhecido foi o Apollo Guidance Computer, desenvolvido por CharlesStark Draper no MIT. O computador de guia, que operava em tempo real, era considerado o item mais arriscado do projeto Apollo. O uso de circuitos integrados monolíticos para reduzir o tamanho e peso do equipamento aumentou tal risco.
O primeiro sistema embarcado de produção em massa foi o computador guia do míssil nuclear LGM-30 Míssil Minuteman, lançado em 1961. Ele possuía um disco rígido para amemória principal. Quando a segunda versão do míssil entrou em produção em 1966, o computador guia foi substituído por um novo, que constituiu o primeiro uso em grande volume de circuitos integrados. A tecnologia desse projeto reduziu o preço de circuitos integrados como o NAND de mil para três dólares americanos cada, permitindo seu uso em sistemas comerciais.
Desde suas primeiras aplicações nadécada de 1960, os sistemas embarcados vêm reduzindo seu preço. Também tem havido um aumento no poder de processamento e funcionalidade. Em 1978 foi lançada pela National Engineering Manufacturers Association a norma para microcontroladores programáveis.
Em meados da década de 1980, vários componentes externos foram integrados no mesmo chip do processador, o que resultou em circuitos integradoschamados microcontroladores e na difusão dos sistemas embarcados.
Com o custo de microcontroladores menor que um dólar americano, tornou-se viável substituir componentes analógicos caros como potenciômetros e capacitores por eletrônica digital controlada por pequenos microcontroladores. No final da década de 1980, os sistemas embarcados já eram a norma ao invés da exceção em dispositivos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Sistemas Embarcados
  • Sistemas embarcados
  • Sistemas Embarcados
  • sistemas embarcados
  • sistemas embarcados
  • Sistemas Embarcados
  • Sistemas Embarcados
  • Sistemas Embarcados

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!