Sistema de recompensas

Páginas: 14 (3483 palavras) Publicado: 26 de outubro de 2014
Curso: Gestão de Recursos Humanos
Unidade Curricular: Gestão de Compensações e Benefícios
2º Ano –
Sistemas de Recompensas



Índice
TOC \o "1-3" \h \z \u Introdução. PAGEREF _Toc385195608\h 4Capítulo I – Sistemas de Recompensas PAGEREF _Toc385195609 \h 51.2 O Sistema baseado nas Competências – Abordagem Moderna PAGEREF _Toc385195610 \h 61.3 A Modernização do Sistema Tradicional PAGEREF _Toc385195611 \h 61.4 Os Sistemas de Recompensas PAGEREF _Toc385195612 \h 71.5 Objectivos do Sistema de Recompensas PAGEREF _Toc385195613 \h 81.6 Componentes do Sistema de Recompensas PAGEREF_Toc385195614 \h 10Capitulo 2. Recompensas intrínsecas e extrínsecas PAGEREF _Toc385195615 \h 122.1 As recompensas intrínsecas PAGEREF _Toc385195616 \h 122.2 As recompensas extrínsecas PAGEREF _Toc385195617 \h 13Conclusão PAGEREF _Toc385195618 \h 15Bibliografia PAGEREF _Toc385195619 \h 17

Epígrafe

“A maior recompensa pelo nosso trabalho não é o que nos pagam por ele, mas aquilo em que ele nostransforma. ”
Autor: John Ruskin
Introdução.O presente trabalho surge no âmbito da Disciplina de Compensações e Benefícios, leccionada pelo Prof. Pedro Romão, foi-nos dado vários temas de trabalho que poderíamos desenvolver, mas optei pelo tema Sistemas de recompensas que foi o que me despertou maior interesse.
Hoje em dia vivemos numa economia global, onde estamos incluídos num único sistemamundial com fronteiras abertas, permitindo assim uma maior interacção na troca de bens e serviços como de pessoas e de conhecimento.
A evolução da organização do trabalho e o facto de haver uma reestruturação quase permanente dos mercados, aliada às crescentes inovações tecnológicas, lança um enorme desafio às empresas que desejam subsistir a longo prazo, desafio este que deve ser focado na projecçãopara o futuro.
Assim, torna-se imprescindível que se aceite estruturas e práticas equiparadas aos seus objectivos estratégicos, que lhes permitam ganhar vantagem competitiva, ser flexíveis e adaptáveis, menos hierárquicas, privilegiando o trabalho em equipa bem como atitudes e comportamentos dos seus trabalhadores.
Nos planos modernos de recompensas, o vencimento é um dos elementos daremuneração total, que por si só, apenas consiste em manter as pessoas nas organizações. Torna-se assim indispensável, que as empresas exerçam mecanismos e modalidades de recompensas como forma de motivar os seus colaboradores, já que os principais objectivos dos sistemas de recompensas são atrair, manter, desenvolver e motivar os Recursos Humanos das empresas.
O trabalho está subdividido por doiscapítulos nomeadamente: Capítulo I - Estrutura dos sistemas de recompensas; e Capítulo II - Diferenças entre recompensas intrínsecas e recompensas extrínsecas.
Dentro de cada capítulo procurei desenvolver as temáticas que considerei mais pertinentes dentro do tema de estudo escolhido.

Capítulo I – Sistemas de Recompensas1.Tipos de Sistemas de Renumeração
1.1 O Sistema Tradicional
Para Amadeu(1995, citado por Vaz, 2008) este sistema faz sentido em organizações tayloristas – fordistas, onde o posto de trabalho é a unidade base do sistema, a polivalência pouco definida e a mobilidade dos trabalhadores quase nulos.
É um sistema em que o pagamento se baseia nas funções, sendo, desta forma adequado em funções padronizadas e invariáveis e nas quais as diferenças de desempenho são difíceis deconferir aos trabalhadores.
Podemos concluir que na abordagem tradicional predomina o modelo do homem economicus- A remuneração é baseada no tempo e não no desempenho, com ênfase no passado do funcionário e em valores fixos e estáticos.
Segundo Castro (2006:70) “nota-se inflexibilidade, visão limitada da realidade, conservadorismo, metodologia desactualizada, falta de sincronia e dificuldade...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Sistema de recompensas
  • SISTEMA DE RECOMPENSAS
  • O SISTEMA DE RECOMPENSAS DA NOKIA BRASIL
  • Captação e Sistemas de Recompensa
  • Sistemas de recompensa: cargos e salários
  • Sistema de recompensas e remuneração variável
  • Excelência no atendimento através do sistema de recompensa
  • Gestão estratérgica de sistemas de recompensa de pessoas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!