Gestão estratérgica de sistemas de recompensa de pessoas

769 palavras 4 páginas
GESTÃO ESTRATÉRGICA DE SISTEMAS DE RECOMPENSA DE PESSOAS

Gerenciar as recompensas nesse novo contexto de trabalho é um dos fatores mais importante na gestão de pessoas. Sistema de remuneração de pessoas
Quando as pessoas ingressam em uma determinada organização, criam uma série de expectativas quanto aos retornos pretendidos pelo trabalho que irá executar. Colocando-se em uma posição de dedicação, esperam receber em troca determinados reconhecimentos, materiais e sociais, e estarão tanto mais engajadas à cultura organizacional, quanto maior o grau de reciprocidade percebido.
Cada recurso produtivo tem o seu custo e o seu benefício, porém as recompensas oferecidas pelas as organizações que iram influenciar na satisfação ou não dos parceiros.
A remuneração inclui o retorno financeiro, os serviços e os benefícios que os empregados recebem em relação em uma relação de trabalho. Inclui todas as formas de pagamento e recompensas, aos funcionários pelo desempenho de suas atividades.
Financeira Direta (Salários, prêmios, comissões);
Financeira Indireta (DRS, férias, gratificações, gorjetas, hora extra, 13º salário e adicionais).
Não financeiras (Desenvolvimento, reconhecimento, segurança, promoções, qualidade de vida, autonomia entre outras). A remuneração então corresponde, portanto a soma do salário indireto e direto que constitui a base do contrato de trabalho formalizado entre a empresa e todos os empregados. A esse salário se agregam os serviços sociais e benefícios que a empresa proporciona ao seu pessoal. O salário e mais esses benefícios constituem a remuneração.
Tipos de salários:
Nominal: representado pelo volume de dinheiro recebido pelo empregado, conforme contrato firmado com o empregador;
Real: a quantidade de bens que pode ser adquirido com o dinheiro pago, isto é o poder aquisitivo.
Compõem os salários os fatores internos (organizacionais – exemplos política de RH, desempenho e capacidade financeira da empresa) e externos (ambientais –

Relacionados

  • Banho e tosa
    10912 palavras | 44 páginas