Santiago Calatrava

Páginas: 9 (2129 palavras) Publicado: 5 de dezembro de 2013
Arquitetura Moderna realmente acabou?

Teoria e História da Arquitetura e Urbanismo III


Para que se possa entender a Arquitetura Moderna, devemos ter em mente que este termo deve ser usado como uma definição genérica, pois está ligado não só à um, mas a vários movimentos e escolas arquitetônicas durante parte do século XX (principalmente entre as décadas 10 e 50).
Uma característicainteressante no Modernismo, é de não existir um modelo ideário único. As características desse estilo foram presentes em diversas origens, como na renomeada Bauhaus (Alemanha); com o arquiteto francês Le Corbusier; ou com Frank Lloyd Wright nos Estados Unidos. Todas essas origens encontraram nos CIAM (Congresso Internacional de Arquitetura Moderna) tendências, criando assim alguns pontos em comunsneste estilo. Entretanto, é possível encontrar historiadores que defendem que este estilo teve origem histórica, em movimentos ocorridos em meados de XIX, como o Arts & Crafts.
O Modernismo trouxe como princípio impactante, a renovação da arquitetura, rejeitando toda a arquitetura anterior ao movimento. Este discurso de rompimento com a história, foi usado inclusive em discursos por arquitetos, comoo renomeado Le Corbusier. Isto veio a ser criticado logo em seguida no Pós-modernismo, que revalorizou a história como um de seus pontos. Outros pontos do Modernismo foram a obsessão pela renovação total; uma negação sem limites, onde o novo torna-se rapidamente antigo (a negação também torna-se uma criação); de uma criação sem tradição; e a exaltação do “eu”.


Modernismo no Brasil

Surgindono Brasil por meio de manifestantes Vanguardas no início do século XX, principalmente na cidade de São Paulo, o movimento deu uma grande inovada no quadro estético, no qual houve a iniciação de tendências já existentes pelo mundo, fundamentadas na valorização da realidade nacional, não se limitou apenas a áreas específicas, e sim algo cultural com larga escala global sobre suas áreas de atuaçõesna arquitetura e nos outros pontos atuantes.
No Brasil as primeiras obras surgem, no início dos períodos da industrialização, como já ressaltado, veio com a missão de refletir culturas, representando o “espírito da época “através de seu estilo. Foi trazido para o Brasil por meio de arquitetos estrangeiros, que junto traziam essa idéia do “Novo” do “Renovo “, embora foram arquitetos brasileiroscomo Niemeyer e Lucio Costa, que tornaram o estilo conhecido e aceito. Porem a primeira edificação modernista no Brasil (Casa Modernista 1929-1930) foi projetada por Gregori Warchavchik.
Os arquitetos Modernista uniam em seus projetos o funcionalismo e o racionalismo, onde por ela apresentavam a sociedade as características de tal movimento, apresentado por formas geométricas definidas semornamentos, o uso de pilotis sobre a edificação a fim de proporcionar espaço sobre a edificação, para uma circulação livre, panos de vidros contínuos nas fachadas, no lugar das tradicionais janelas. Integração da arquitetura em relação ao entorno pelo paisagismo e a utilização de azulejos decorativos ressaltando grandes fachadas. Surge assim uma grande demanda de edificações com essas características,tidas como elementos inspiradores para novos tempos a chegar.
O grande time de arquitetos que fortemente influenciaram a difusão do movimento é composto por Lucio Costa, Oscar Niemeyer, Afonso Eduardo Reidy, Attilio Correia de Lima.
Os anos 30 é marcado também pelo conflito envolvendo o tradicional estilo Neo- Colonial e o Modernismo que acabara de ganhar considerável espaço. Era tido como o grandemarco da modernidade. O prédio do ministério da educação e saúde, construído em 1936, no espaço em que então era liderado o governo de Getúlio Vargas. Uma equipe de arquitetos liderados por Lucio Costa foram os responsáveis por sua elaboração, o tornando um grande marco para a arquitetura brasileira, pois se fazia do uso da ruptura com formas arquitetônicas e simbólicas, que eram usadas na...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Santiago calatrava
  • SANTIAGO CALATRAVA
  • SANTIAGO Calatrava
  • Santiago Calatrava
  • Santiago Calatrava
  • Santiago Calatrava
  • Santiago calatrava
  • Santiago Calatrava

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!