Santiago Calatrava

Páginas: 8 (1796 palavras) Publicado: 21 de setembro de 2014
Sumário

Sumário 1
1. BIOGRAFIA 3
2. OBRAS 4
2.1. A Cidade das Artes e da Ciência 4
2.2. Museu de Arte de Milwaukee 7
2.3. Museu do Amanhã 9
3. CURIOSIDADES 10
4. CONCLUSÃO 13
5. REFERÊNCIAS 14



































Índice de Ilustrações

Figura 1 - Santiago Calatrava 4
Figura 2 - Cidade das Artes e da Ciência 5
Figura 3 - OHemisfério 6
Figura 4 - Museu das Ciências Príncipe Felipe 6
Figura 5 - Palácio das Artes Rainha Sofia 6
Figura 6 - Museu de Milwaukee 7
Figura 7 - Museu de Milwaukee 8
Figura 8 - Desenho inspiração para o projeto 8
Figura 9 - Croqui do projeto do Museu de Milwaukee 8
Figura 10 - Santiago Calatrava e a maquete do projeto do Museu do Amanhã 9
Figura 11 - Projeto Museu do Amanhã 10
Figura 12 -Projeto Museu do Amanhã 10
Figura 13 - Esculturas de Santiago Calatrava 11
Figura 14 - Escultura de Santiago Calatrava 11
Figura 15 - Passarela Turtle Bay 12
Figura 16 - Espetáculo "A Arquitetura da Dança" 12
Figura 17 - Espetáculo "A Arquitetura da Dança”, com a obra de Calatrava em movimento e iluminada. 13
























1. BIOGRAFIA
Santiago PevsnerCalatrava Vall nasceu em 28 de julho de 1951, na cidade de Valência, Espanha.
Santiago Calatrava possuía uma grande admiração pelo desenho. Por causa disso, ele se matriculou na Escola de Arte de Valência, em 1969. E nada do que ele desenhava era exatamente estático, pois tudo está em um estado de mudança e movimento, que é a essência da vida, e ele queria transmitir esse movimento nos seus desenhos.Depois de alguns meses de estudo, Santiago Calatrava encontrou um livreto que descrevia a obra do grande arquiteto Le Corbusier, mostrando suas obras dinâmicas e edifícios que mesmo estáticos davam a ideia de movimento. E acabou transferindo-se para uma escola de Arquitetura, buscando entender como seria possível a existência de tais obras.
Em 1974, formou-se em arquitetura. E depois acabouingressando no Instituto Federal de Tecnologia de Zurique, na Suíça, para estudar engenharia civil. Pois Santiago Calatrava acreditava que ainda faltava algo importante em seu conhecimento. Ele via edifícios sendo levantados, mas ainda não compreendia como seria possível, como isso era feito. Ele se tornou engenheiro civil em 1979, e terminou seu doutorado em 1981.
Suas obras evidenciam omovimento das forças que levam animações para as construções. Frequentemente inspirado em formas orgânicas, Santiago Calatrava introduz soluções móveis, configurações dinâmicas, e na maioria das vezes assimétricas. Santiago Calatrava gosta de se inspirar nos seres da natureza (antropomórficos, harmonias e equilíbrios dos esqueletos ou das formas naturais, articulações-rótulas, tendões-cabos), e suasobras podem ser caracterizadas pelo uso de formas orgânicas e surrealistas.
Ele ganhou prêmios em vários países. Entre eles, a Medalha de Ouro pela Excelência nas Artes Plásticas pelo Ministério da Cultura de Granada (1996), Prémio Príncipe das Astúrias (1999), ganhou Medalha de Ouro do Instituto Americano de Arquitetos (2005), designado como um Líder Global para o Amanhã pelo Fórum EconômicoMundial, em Davos (2006), premidao com o Prêmio Nacional de Arquitetura Espanhol, por causa do reconhecimento do seu trabalho em diversos países, e o mais recente deles foi a premiação pelo Instituto Canadense de Construção em Aço, prêmio de design em aço de excelência, vencedor das categorias de ponta de engenharia e aço, pela Peace Bridge, contruída na cidade de Calgary, no Canadá (2013).

Figura1 - Santiago Calatrava

2. OBRAS
2.1. A Cidade das Artes e da Ciência
A cidade das artes e da ciência foi projetada por Santiago Calatrava e Félix Candela, localizada em Valência, na Espanha, foi construída sob o leito do Rio Tunia, ocorrendo um rebatimento das estruturas na água. É composta por cinco edifícios: o Palácio das Artes da Rainha Sofia, o Umbracle, o Hemisfério, o Museu de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Santiago calatrava
  • SANTIAGO CALATRAVA
  • SANTIAGO Calatrava
  • Santiago Calatrava
  • Santiago Calatrava
  • Santiago Calatrava
  • Santiago calatrava
  • Santiago Calatrava

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!