Santiago Calatrava

Páginas: 9 (2039 palavras) Publicado: 27 de abril de 2015



Santiago Calatrava



Santiago Calatrava

A beleza da complexidade

Jéssica Rezende, Rhayssa Nantes, Wisley Silva, Elissa Gimenez
Março, 2015



Edição 1
CopcadMS



INTRODUÇÃO


Em 1909 teve inicio na Itália, um movimento artístico que ficou conhecido como Futurismo. O movimento futurista atingiu diversas artes como musica, pintura, poesia, teatro e também na arquitetura. Os projetos dearquitetura futuristas eram muito extravagantes e exagerados para a época e havia também toda a problemática que a guerra causava a um país, como, por exemplo, nas finanças. Por esse motivo não houve muitos adeptos à arquitetura futurista, pois ninguém queria gastar tanto em obras diante das crises no país. Houve inclusive arquitetos com vários projetos que nunca saíram do papel.
Sem muitosadeptos a arquitetura futurista chegou ao fim, mais influenciou alguns arquitetos com suas ideias de uma nova visão das paisagens. Surgiram então arquitetos que deram inicio ao Neofuturismo, ou, o novo futurismo. Dentre eles estavam grandes nomes como Oscar Niemeyer, Zaha Hadid, Le Corbusier e a inspiração deste livro, Santiago Calatrava.
O arquiteto espanhol Santiago Calatrava conquistouadmiradores por suas obras em várias partes do mundo, como a Ponte da Mulher, em Buenos Aires, a Gare do Oriente, em Lisboa, o arranha-céu Turning Torso, em Malmö, na Suécia. Ele também é o responsável pelo projeto do Museu do Amanhã, que está sendo construído no Rio, como parte do Porto Maravilha. Para seus admiradores, os projetos de Calatrava são delicados e, ao mesmo tempo, poderosos. Elescomparam as construções do arquiteto a esculturas gigantes e elogiam sua devoção à forma. Neste livro falaremos sobre cada grande obra realizada por este brilhante arquiteto.


SUMARIO


INTRODUÇÃO 3
O Arquiteto 5
Principais Obras 7
BIBLIOGRAFIA 20















O Arquiteto



Em 1974, licenciou-se em arquitetura na cidade de Valência, onde também frequentou o curso de urbanismo e de Belas Artes.Mudou-se para Zurique para estudar engenharia civil, licenciando-se em 1979 e doutorando-se em 1981. Nesse mesmo ano, abriu seu estúdio profissional em Zurique, que atualmente conta com sedes em Paris e Valência.
É difícil estabelecer um perfil da arquitetura de Calatrava devido a sua complexidade e heterodoxia irredutíveis a fórmulas. Talvez por isso, e por sua própria formação integral(estudos de artes e ofícios, arquitetura e engenharia), é um dos protagonistas mais originais e completos da arquitetura contemporânea. Sua assinatura encontra-se em mais de 200 trabalhos: estudos, opiniões, concursos e projetos de várias dimensões, desde os interiores a grandes infraestruturas. Também é o autor de muitas realizações de grande porte, como pontes (Ponte do Alamillo, Sevilha,1987-1992), estações, aeroportos, espaços para eventos e trabalhos de ordenação urbanística.
A arquitetura de Calatrava é muito estrutural e presta muita atenção ao pormenor material. Predomina também o valor cinético-dinâmico em contraponto ao tradicional imobilismo das massas arquitetônicas. É uma arquitetura tecnológica – mas não técnica – e figurativa, sem ser formal, baseada no movimento, natransformação, na adaptabilidade. Calatrava gosta de evidenciar o movimento das forças que animam as construções. Introduz soluções móveis e configurações dinâmicas, frequentemente assimétricas. Talvez por isso seja classificado como um dos mais ativos "estruturistas" contemporâneos. Também gosta de dotar suas realizações de conotações organicistas e surrealistas. Inspira-se primordialmente nos seresda natureza (antropomórficos, harmonias e equilíbrios dos esqueletos ou das formas naturais, articulações-rótulas, tendões-cabos); assume muitos riscos na busca de um estilo próprio que se baseia na natureza. Em sua curta trajetória, já tem obras suficientemente importantes para ser reconhecido ("Torre de Montjuïc, Barcelona, 1982-1992). Dotado de um grande talento para o desenho, também se...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Santiago calatrava
  • SANTIAGO CALATRAVA
  • SANTIAGO Calatrava
  • Santiago Calatrava
  • Santiago Calatrava
  • Santiago Calatrava
  • Santiago Calatrava
  • Santiago calatrava

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!