SÍNDROME DE BOURNOUT: A DOENÇA DO ESGOTAMENTO PROFISSIONAL.

Páginas: 2 (273 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
SÍNDROME DE BOURNOUT: A DOENÇA DO ESGOTAMENTO PROFISSIONAL.

Por: Carlos Rogério Alves

A síndrome de burnout ainda é um tema desconhecido para a maioria das pessoas. Porém, épreciso tocar neste assunto, uma vez que está em jogo a saúde física e emocional do trabalhador. Muitos podem desconhecer a síndrome, mas uma coisa é certa: o estresse faz parte dodia a dia do profissional, independente de sua profissão.
A cada dia cresce o número de pessoas acometidas por um estado de tensão emocional e estresse crônico, provocado porcondições de trabalho desgastantes. O próprio termo “burnout” descreve claramente o significado da psicopatologia, conforme explica Marine Meyer Trinca, psicóloga da MedicinaPreventiva do Hospital Israelita Albert Einstein. “O termo burnout, significa que o desgaste emocional danifica os aspectos físicos e emocionais da pessoa, pois, traduzindo doinglês, burn quer dizer queima e out exterior”, afirmou. Ou seja, bournout significa queimar por fora. A pessoa acometida da doença apresenta sintomas de desgaste físico e emocional, de acordo com asintomatologia listada pela Dra. Marine. “Pessoas com a síndrome apresentam sintomas como fadiga, cansaço constante, distúrbios do sono, dores musculares e de cabeça,irritabilidade, alterações de humor e de memória, dificuldade de concentração, falta de apetite, depressão e perda de iniciativa”, pontuou a psicóloga.

Para o tratamento da enfermidadeemocional, é recomendável a mudança no estilo de vida, visando controlar o estresse. Atividades físicas, práticas de hobbies e um bom momento de lazer são essenciais para o tratamento doproblema. Em casos mais graves será preciso o auxílio de uma psicoterapia com um profissional habilitado. E a depender do nível da síndrome, antidepressivos serão receitados.
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Sindrome do esgotamento profissional
  • 4F4 Sindrome De Burnout Esgotamento Profissional 2
  • Sindrome de bournout
  • Síndrome de Bournout
  • sindrome bournout
  • Síndrome de bournout
  • Sindrome de bournout
  • Sindrome de bournout

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!