S NDROME DE BURNOUT TCC 23 08 15

4084 palavras 17 páginas
FACULDADE UNIDA DE CAMPINAS - FACUNICAMPS
CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM

LEILIANE ALVES DA SILVA
MARLLA RUTH MENDES GOES SALLES

SÍNDROME DE BURNOUT: UMA REALIDADE NOS PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM

GOIÂNIA-GOIÁS
2015
SÍNDROME DE BURNOUT: UMA REALIDADE NOS PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM1

Leiliane Alves da Silva2
Marlla Ruth Mendes Goes Salles3
Prof.ª Ms. Vanessa Ferreira do Lago Milek4
RESUMO

A Síndrome de Bournout, expressão inglesa para designar aquilo que deixou de funcionar por exaustão de energia, constitui atualmente um dos grandes problemas que vem acometendo os profissionais que trabalham em contato direto com pessoas, e, umas dessas áreas que vem tendo um crescimento significativo é a dos profissionais da área da saúde, principalmente a enfermagem. Estudos demonstram que essa síndrome os leva a desenvolver sentimentos de frustração, desânimo e indiferença em relação as necessidades e ao sofrimento de seus pacientes. Por acreditar que, se esses profissionais tomarem ciência das características, consequências, estratégias de prevenção do bournout, poderão prestar uma melhor qualidade de serviço para seus pacientes.
Palavra-chave: enfermagem, estresse e bournout, enfermagem e bournout, fatores de risco para bournout.

1 INTRODUÇÃO
A síndrome de burnout, ou síndrome do esgotamento profissional, é um distúrbio psíquico descrito em 1974 por Freudenberger, um médico americano. O transtorno está registrado no Grupo V da CID-10 (Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde) (CARLOTTO, 2002).
Burnout é uma palavra inglesa que pode ser traduzida como "queima após desgaste". Refere-se a algo que deixou de funcionar por exaustão. O dicionário define burnout como "se tornar exausto após excessiva demanda de energia ou força". O termo passou a ser usado como metáfora, para explicar o sofrimento do homem em seu ambiente de trabalho, associado a uma perda de motivação e alto grau de insatisfação

Relacionados