Rios.

Páginas: 2 (340 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
 Trabalho de Geografia
COMO SE FORMAM OS RIOS?
Os rios nascem normalmente próximo às montanhas ou morros onde aágua da chuva que penetra no solo encontra rochas no subsolo e ficamaprisionadas.Acabam por escorrer entre as rochas até conseguir brotarno solo, formando fontes de água. São as nascentes. A maioria dos riosbrasileiros são formados desse modo.Fontes de água também podem brotar dochão por força da águaaprisionada nos lençóis d'água subterrâneos.No início, é apenas um filete de água. Logo vai se juntando a outros filetespara formar um córrego, um riacho e, finalmente, um rio.Osrios correm procurando sempre regiões mais baixas e terminam numlago ou no mar.Rios também podem nascer das águas resultantes do degelo. É o queacontece com o Rio Amazonas que nasce na cordilheira dosAndes.
Cursos de Água e Rios


Os rios apresentam diferentes características geomorfológicas. O seu curso pode ser geralmente dividido em dois níveis, rio superiore e rio inferior, ou alto ebaixo rio.

Alto Rio

A porção mais a montante do sistema fluvial inclui a cabeceira do rio e os riachos de baixa ordem nas zonas altas. A bacia do alto rio é geralmente caracterizada porgradientes e pela erosão que carrega os sedimentos rio abaixo. Os cursos de água a montante são caudalosos, apresentam um declive relativamente grande e muitas vezes incluem corredeiras e quedas de água. Estescursos de água geralmente não têm grandes planícies de inundação, embora parte das margens e terras circundantes possam ficar molhadas durante os períodos de corrente alta.

Baixo Rio

O trechobaixo de um sistema fluvial (estendendo-se até à foz) geralmente revela um leito mais largo e um menor declive - a paisagem é geralmente plana. Na porção média do rio, há um equilíbrio entre a erosão ea deposição de sedimentos. Mais a jusante, no rio inferior, ocorre principalmente deposição, embora erosão localizada e redistribuição de sedimentos possam também ocorrer. O leito principal do rio...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • rios
  • Para-rios
  • Rios
  • Entre Rios
  • rios
  • Rios
  • Os rios
  • Rios

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!