CANTINHOS DE CIENCIAS SOCIAIS

Páginas: 6 (1304 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
CANTINHOS DE CIÊNCIAS NATURAIS

Caro professor este documento destina-se a auxiliá-lo na construção de um espaço reservado para a aprendizagem da disciplina de ciências naturais dos seus alunos. Este “cantinho”, como assim o chamamos, utilizará materiais que mobilizem a curiosidade e a motivação dos alunos lhes proporcionando aquisição e domínio de competências relacionadas ao ensino deciências naturais.

OS CANTINHOS

Segundo a profª. Odeth Rovisco o cantinho seja ele de qualquer espécie é o ponto de partida para uma ampla partilha de materiais para aprendizagem. Neste contexto a presença desses espaços reservados no ensino básico pressupõe que os alunos tenham a oportunidade de viver situações estimulantes de trabalho escolar e que promovam a descoberta de novos saberes.
Nosúltimos anos a preocupação e o interesse em discutir e analisar os processos de ensino-aprendizagem que ocorrem no âmbito das ciências naturais tem crescido. Essa preocupação nada mais é do que a necessidade de mudança para uma nova concepção de ensino em detrimento do método tradicional.
Podemos classificar as concepções de ensino e aprendizagem em três tipos: Behaviorismo (comportamentalismo),construtivismo (cognitivismo piagetiano) e o sócio- construtivismo (sócio-interacionismo de Vygotsky e sócio-cultural de Paulo Freire).
A abordagem comportamentalista caracteriza-se pela centralidade no professor, onde o mesmo é quem decide quando, de que forma e que conteúdos são ensinados. É muito limitada em termos de interação aluno/aluno e aluno/professor.
Para o construtivismo não é oprofessor que ensina e sim o aluno quem aprende. Nessa abordagem o aluno encontra-se no centro das experimentações, pois baseia-se na capacidade cognitiva de aprendizagem e construção mental. O professor assume um papel de facilitador de aprendizagens.
O Interacionismo sócio-histórico retrata o ser humano como ser ativo e que interage com um meio que é essencialmente histórico. A interação com o meio éfundamental para o desenvolvimento de atividades de cada grupo cultural. Essa abordagem tem Vygotsky como seu principal representante.
Para um bom desenvolvimento nos estudos de ciências naturais nas séries iniciais do ensino fundamental é comum se utilizar de uma corrente construtivista, pois a experimentação e os conhecimentos prévios nos permitem buscar e planejar soluções para resoluções deproblemas e/ou de projetos investigativos. Entre as atividades propostas para o desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem baseadas numa interação construtivista podemos destacar a feira de ciências, exposições, representações teatrais, seminários e jogos, sendo o professor o mediador e problematizador que impulsionará as ações dos alunos.
A teoria de Jean Piaget nos ajuda a compreender oprocesso de construção e reconstrução de conhecimentos pelos alunos, ou seja, entender como as crianças aprendem e como passam de um nível de baixo conhecimento para um nível mais alto de conhecimento.
Dentro da teoria Piagetiana associada aos estudos de ciências naturais de 1ª a 4ª séries, podemos destacar dois aspectos cruciais ao processo de aprendizagem da disciplina, a “Assimilação eAcomodação”. “A assimilação refere-se ao processo de adaptar os estímulos externos às estruturas mentais internas, enquanto a acomodação refere-se ao processo complementar de adaptar as estruturas mentais à estrutura desses mesmos estímulos”, ambos ocorrendo simultaneamente e de forma indissociável. Miller (1999).
Dessa forma com repetidas assimilações e acomodações a um determinado meio (ou objeto deestudo) o sistema cognitivo da criança começa a evoluir mais rápido facilitando a partir de então novas interações e associações de diferentes aprendizados.
A contribuição das teorias de Piaget e Vygotsky demoraram a chegar no Brasil, sendo estudado pela comunidade científica com mais ênfase a partir de 1970. Hoje, os pesquisadores da área de educação têm em suas teorias as bases necessárias...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Cantinho de ciências
  • Ciencias naturais e ciencias sociais
  • Ciencia da informação como ciencia social
  • Ciências exatas e ciências sociais
  • Resenha "A ciência e as ciências sociais"
  • ciencias sociais
  • Ciencias sociais
  • Ciencias sociais

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!