Revoltas do Povo

Páginas: 5 (1097 palavras) Publicado: 20 de julho de 2015
Revoltas do Povo
No fim do século XIX e início do século XX, várias mudanças ocorreram no Brasil: o fim da escravidão; a modificação da forma de governo (monárquico para republicano); a ascensão de novas formas de poder político (coronelismo e dominação oligárquica); a expansão do capitalismo com novas formas de relações econômicas e sociais desagregando modos de vida e relações tradicionais.
OClero Católico soube se adaptar aos novos tempos decorrentes da instauração da República. Contudo, em algumas regiões do país, movimentos populares expressaram insatisfações com a perda de poder da Igreja.
Três desses movimentos tiveram grande importância: a devoção ao padre Cícero, Canudos e Contestado.
Reunindo fiéis: padre Cícero
Foi um padre que celebrava missas no povoado de Juazeiro doNorte, sul do estado do Ceará. Em uma dessas missas teria ocorrido um milagre: uma beata teria sangrado pela boca, logo após receber a hóstia. A explicação: a hóstia teria se transformado em sangue.
Foram designadas duas comissões, compostas por médicos e padres, enviadas pelo bispo, e tiveram resultados diferentes. A primeira indicou que poderia mesmo ter acontecido um milagre, resultado este que obispo não aceitou, enviando assim a segunda comissão, que deu um parecer implacável: tudo não passava de embuste.
O que o bispo temia, era que o aumento do prestígio do padre Cícero estimulasse práticas religiosas fora do controle da Igreja. O que acabou mesmo acontecendo, o padre passou a ser idolatrado na região.
Em 1892 foi impedido de pregar e ouvir em confissão. A população reagiu e crioumovimentos de solidariedade ao padre, imensas romarias eram formadas e se dirigiam a cidade. Em 1916 as autoridades da Igreja o excomungaram.
Ele estava inserido na política oligárquica da região. Em 1911 foi eleito prefeito de Juazeiro do Norte e tornou-se o principal articulador de um pacto entre os coronéis do vale do Cariri.
Canudos
Antônio Vicente Mendes Maciel andava pelos sertões nordestinospregando a fé católica. Tornou-se beato conhecido como Antônio Conselheiro. Muitas pessoas passaram a segui-lo e, em 1877, o grupo se fixou no arraial de Canudos, um lugarejo abandonado no interior da Bahia.
Em poucos anos estima-se que o arraial recebeu de 20 a 30 mil pessoas.
Antônio Conselheiro, católico e monarquista, não aceitava as leis da República.
A paz no arraial foi alterada em 1896, porconta de um incidente. Comerciantes de Juazeiro não entregaram madeiras compradas por Conselheiro para a construção de uma nova igreja. Moradores de Canudos foram então cobrar a entrega. O governador baiano então enviou uma tropa de 110 soldados que logo foram derrotados pelos conselheiristas.
A paz no arraial foi alterada em 1896, por conta de um incidente. Comerciantes de Juazeiro nãoentregaram madeiras compradas por Conselheiro para a construção de uma nova igreja. Moradores de Canudos foram então cobrar a entrega. O governador baiano então enviou uma tropa de 113 soldados que logo foram derrotados pelos conselheiristas.
Uma segunda expedição, com 600 soldados munidos de mosquetões e metralhadoras, também foi derrotada.
Notícias chegavam alvoroçando as capitais, que Canudos eConselheiro faziam parte de um movimento para restaurar a Monarquia.
O Massacre
Então se organizou uma terceira expedição, que também foi um fracasso: os 1300 soldados foram derrotados e o coronel Moreira César foi morto.
Depois deste fato Canudos passou a ser visto como uma ameaça á República. Foi formada assim a quarta e última expedição, com 10 mil soldados.
Em outubro de 1897 Canudos foi destruído esua população massacrada, até os que se entregaram foi degolada.
Contestado
O nome Contestado vem da disputa de uma área de terras entre os estados do Paraná e Santa Catarina.
José Maria era um pregador itinerante, que apareceu na região central de Santa Catarina, e liderou um movimento religioso. Ele se apresentava como continuador do beato João Maria, morto alguns anos antes, dizia ser enviado...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Revoltas
  • revoltas
  • Revoltas
  • revoltas
  • Revolta
  • revoltas
  • Revolta
  • a revolta

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!