ENSAIO DE DUREZA

Páginas: 6 (1406 palavras) Publicado: 20 de julho de 2015
4) ENSAIOS DE DUREZA

4.1 ENSAIO DE DUREZA BRINELL (HB)
Método de dureza Brinell:
O método de dureza Brinell consiste em comprimir uma esfera de diâmetro D com uma força F, durante um tempo T, contra a superfície do material a ensaiar; a superfície deve ser plana e polida ou preparada através de lixamento ou esmeril. Essa compressão produz uma mossa, isto é, uma impressão permanente no metal,que após a remoção da força, pode ser medida por meio de uma lupa graduada ou por um micrômetro óptico acoplado ao durômetro; a impressão é chamada diâmetro d (o valor do diâmetro d é a média de duas leituras tomadas a 90° uma da outra).











A dureza Brinell ou HB (Hardness Brinell) é definida como o quociente, medido em Kgf/mm2, entre a carga aplicada e a superfície da calota esférica oumossa deixada no material.
Tanto a carga quanto o diâmetro da esfera dependem do material, devendo tais parâmetros serem adequados ao tamanho, à espessura e à estrutura interna do corpo de prova. Na prática, utilizam-se com maior frequência esferas com diâmetro de 10mm.
Aplicação do método Brinell:
O método Brinell é utilizado para metais terrosos e não ferrosos, produtos siderúrgicos em geral epeças não temperadas; não é aconselhável a sua utilização em materiais de endurecimento superficial.
Existem algumas limitações ao método Brinell de ensaio de dureza, tais como: a peça a ser ensaiada deve ter uma espessura mínima de duas vezes o diâmetro da impressão obtida no ensaio; o raio de curvatura da superfície da peça a ser ensaiada deve ser no mínimo cinco vezes o diâmetro da esfera utilizada;a distância mínima, medida de centro a centro entre duas impressões, deve ser de no mínimo duas vezes e meia o seu diâmetro
Equipamento para o método Brinell:
O equipamento de ensaio Brinell é constituído por um sistema de aplicação de força e por um penetrador, podendo ter um sistema de medidas com possibilidade de ampliação entre 20 e 80 vezes.
O penetrador deve possuir uma dureza bastantesuperior à do material a ensaiar; para materiais com durezas não muito altas, utilizam-se esferas de aço temperado como penetrador.











Observações sobre o método do ensaio Brinell
O penetrador deve ser polido e isento de defeitos na superfície, e o corpo de prova deve estar liso e isento de substâncias como óxidos, carepas, sujeiras e óleos; o mais importante é que a superfície esteja plana,normal ao eixo de aplicação da carga e bem apoiada sobre o suporte, evitando deslocamentos sobre o ensaio.





Defeitos que devemos nos atentar no ensaio Brinell:
Em alguns materiais podem ocorrer deformações no contorno da impressão, ocasionando erros de leitura. As figuras a seguir mostram uma superfície com impressão normal e duas impressões com deformação. A figura a representa a impressãonormal; na figura b observa-se que houve aderência do material à esfera durante a aplicação da carga; e na figura c, as bordas estão abauladas, dificultando a leitura do diâmetro.























4.2 ENSAIO DE DUREZA ROCKWELL (HR)
Método de dureza Rockwell:
O método de dureza Rockwell, representado pelo símbolo HR (Hardness Rockwell), leva em consideração a profundidade que o penetradoratingiu, descontando-se a recuperação elástica, devido à retirada da carga maior, e a profundidade atingida que é devida à carga menor. Nesse método, o resultado é lido diretamente na máquina de ensaio; além da rapidez maior, este método elimina o possível erro de medição que depende do operador.
Os penetradores utilizados no ensaio de dureza Rockwell podem ser de dois tipos:
penetrador esférico(esfera de aço temperado), a escala mais usada é a Rockwell B;
penetrador cônico (cone de diamante com conicidade de 120°), a escala mais usada é a Rockwell C.

O tempo de aplicação da pré-carga deverá ser menor que 3 segundos, sendo recomendados períodos de 1 a 8 segundos para aplicação da carga total, dependendo do material.
Etapas do método Rockwell:
O método é realizado em três etapas.
1. Na...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Ensaio de dureza
  • ensaio de dureza
  • Ensaio de dureza
  • ensaio dureza
  • Ensaios de dureza
  • Ensaio de dureza
  • Ensaio de dureza
  • Ensaio de Dureza

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!