botolismo

1122 palavras 5 páginas
CENTRO DE EDUCAÇÂO PROFISSIONAL LTDA - CEL
CURSO TÉCNICO EM NUTRIÇÃO E DIETÉTICA
TURMA N1/14V-P

DOENÇAS TRANSMITIDAS POR ALIMENTOS

MANAUS
2015
ANDRESSA VIDAL
DINE NEVES
FRANCISCA LIMA
JACQUELINE SILVA

CLOSTRIDUIM BOTULINUM

Trabalho para obtenção de nota no Módulo Administraçao de serviço de alimentação (gestão dos serviços de alimentos) ministrado pela professora Luciana Gomes.

MANAUS
2015
1-INTRODUÇÃO

2- BOTOLISMO
O botulismo foi primeiramente descrito na Alemanha, no século XVIII, após um surto associado à ingestão de salsicha de produção doméstica, de onde se originou o nome (botulusem latim significa salsicha). O microrganismo foi identificado em 1897, na Bélgica, quando Emile Pierre Van Ermengen descreveu um surto em 23 membros de um clube de músicos que adoeceram e três morreram após a ingestão de presunto contaminado. Nessa ocasião, identificou-se a toxina botulínica tipo A.
No Brasil, a notificação de surtos e casos isolados passou a ser feita de forma sistemática a partir de 1999. Na maioria deles, a toxina identificada foi a do tipo A e os alimentos mais envolvidos foram conservas caseiras.
3 Etiologia
O botulismo é causado por uma toxina produzida pelo Clostridum botulinum, um bacilo Gram positivo, anaeróbio, esporulado. São conhecidos oito tipos de toxinas botulínicas: A, B, C1, C2, D, E, F e G, das quais as do tipo A, B, E e F são patogênicas para o homem. Os esporos do C. botulinum resistem a temperaturas de 120°C por 15 minutos. Estão amplamente distribuídos na natureza, no solo e em sedimentos de lagos e mares. São encontrados em produtos agrícolas como legumes, vegetais, mel, vísceras de crustáceos e no intestino de mamíferos e peixes. As condições ideais para que a bactéria assuma a forma vegetativa, produtora de toxina é: anaerobiose, PH alcalino ou próximo do neutro (4,8 a 8,5), atividade de água de 0,95 a 0,97 e temperatura ótima de 37ºC. Os tipos A e B se

Relacionados

  • Botolismo
    1434 palavras | 6 páginas
  • Botulismo em cetáceos
    8123 palavras | 33 páginas