Resumo Lucien Febvre

Páginas: 2 (257 palavras) Publicado: 20 de julho de 2015
SÍNTESE DE APRESENTAÇÃO DO TEXTO: ECOS DA HISTORIOGRAFIA FRANCESA NO BRASIL: APONTAMENTOS E DESAPONTAMENTOS DO AUTOR CARLOS GUILHERME MOTA.
JucileneFerreira Da Silva
Um breve contexto histórico sobre as mudanças ocorridas no cenário europeu no final do século XIX e início do século XX e as influências dahistoriografia francesa na historiografia brasileira.
João Felipe Sousa de Araújo
Um sexto ponto: O grupo da revista Annales e o Brasil. Esse tópico dedica-se amostrar de forma sucinta características da revista francesa fundada 1929 em Paris. Ela foi um marco para a época com características inovadoras erevolucionarias, na qual dois grandes nomes estão a sua frente, Lucien Febvre e Marc Bloch. Esse grupo alcançou grande prestigio e influenciou diversos teóricos no Brasil eno Mundo.
Maridalvo da Costa Santos, 12724001011.
A presença mais forte: Lucien Febvre. Retrata que o intelectual tinha uma um carinho pelo Brasil, poisconsiderava um país acolhedor e que encantava por sua história e sua musicalidade. O que despertou o imaginário dos franceses pela história e cultura do Brasil.Lucien Febvre se caracterizava por ser alguém que se sempre se interessou pelo seu meio social. Tal fato fica marcado pela questão de não se dedicou somente aosestudos, mas também contribuiu de forma ativa na primeira guerra, que sem dúvida foi essencial para o seu espírito de liderança.
Outro fator primordial emFebvre e que marcou como exemplo até hoje é combinar o bem escrever e o bem lecionar, e que a história deve ser antes um processo de vivência, de experiência.
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Lucien Febvre
  • LUCIEN FEBVRE E A QUÁDRUPLA HERANÇA
  • FICHAMENTO: O HOMEM DO SÉCULO XVI (Lucien Febvre)
  • Teoria da história.capítulo 2 os fundadores lucien febvre e marc bloch
  • Resumo de durkheim, mauss, simiand, febvre e prost
  • Fichamento do livro a história em migalhas: dos annales à nova história ( 2
  • Febvre
  • lucien freud

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!