Resumo Bakunin
O estadismo pode ser compreendidos em três significados:
“1º) a tendência do Estado-Nacional moderno estender de forma “geométrica” suas funções e atribuições, tanto social como territorialmente, e da sociedade organizar-se em função do Estado.”
“2º) a tendência à disseminação de uma “doutrina” ou “ideologia” que afirma a necessidade do Estado e da extensão de suas atribuições, legitimando a e glorificando-a”.
“3º) uma etapa histórica em que ao mesmo tempo tais tendências sociais e doutrina afirmam-se e tornam-se dominantes dentro da sociedade.
O estadismo tem seu início marcado pela reforma protestante e pelo fim do Feudalismo. Naquela época a Igreja tinha um influência fundamental e pelo fato da Europa ainda estar vivendo a época feudal o poder era muito descentralizado. Com a chegada da reforma a Igreja perde um pouco do seu domínio sobre o Estado e o fim do Feudalismo abre as portas para um poder absoluto do Estado.
Com a queda do feudalismo e a criação do Estado Moderno (aproximadamente início do século XIV), aconteceram mudanças nas relações de classes, porém ao invés do desaparecimento das classes dominantes do feudalismo, o que ocorreu com a reforma religiosa e a centralização do Estado foi um reaproveitamento dos antigos senhores feudais e nobreza como funcionários da nova burocracia estatal. Tais classes dominantes foram inseridas na nova organização hierárquica de maneira subordinada dentro do novo poder que se formava.
Nesse novo modelo de organização estatal, a burguesia também teve seu papel alterado, ela teve uma relativa libertação da subordinação que sofria, porém perdeu algumas mordomias politicas que possuía.