semin rio BAKUNIN

2074 palavras 9 páginas
Grupo: Joyce; Letícia; Daniel; Richard; Marcelle Bernardo; Renato Rodrigues.
Tema: Pedagogias Socialistas
Texto: BAKUNIN, M. A Educação Integral.
O Autor:
Michail Alexandrovic Bakunin nasceu em 30 de maio de 1814 em Prjamuchino, na Rússia. Foi o revolucionário anarquista que participou de quase todas as revoltas populares na Europa do século XIX.
O anarquista russo foi, junto com Karl Marx, uma dos mais influentes personagens do movimento internacional de trabalhadores no século XIX. Ele defendia o conceito de uma sociedade sem classes e sem governo, Bakunin achava que o Estado socialista seria a continuação da opressão do operariado e camponeses com um outro nome.
Bakunin abandonou a Rússia em 1840. Com 26 anos, ele partiu para Berlim, onde iniciou então sua longa carreira de estrangeiro errante. Participou em 1874, com amigos italianos, de uma tentativa de revolta em Bologna. Depois ele voltou a Lugano, na Suíça, onde termina passando seus dois últimos anos de vida. O tempo passado em prisões, na militância política e no exílio cobravam seu preço. Doente, Bakunin foi levado por um amigo médico para ser tratado em Berna. Na capital suíça, o revolucionário russo faleceu em primeiro de julho de 1876, sendo enterrado no cemitério de “Bremgarten”.
Resumo e algumas notas sobre o texto: “A instrução integral” Bakunin
Há antes de tudo um saber dominante que governa a vida econômica, política e social de uma dada sociedade. Mas de onde vem esse conhecimento “superior”? Ele é socialmente construído. Mikhail Bakunin começa assim, a primeira parte que uma série de cinco artigos que ele publicará na Revista L’Egalité (Ns. 28, 29, 30 e 31) nos meses de julho e agosto de 1869. A ideia é que a educação não é absoluta, mas considera a existência de um saber dominante que se instaura com a força. Enquanto a burguesia pede apenas alguma instrução ao povo, os democratas-socialistas exigem uma “instrução integral, toda instrução, tão completa quanto o permite a capacidade

Relacionados